Onde não devia ou deveria?
Índice

Onde não devia ou deveria?
As duas grafias – devia e deveria – estão corretas e existem na língua portuguesa. Ambas são conjugações do verbo dever, porém em tempos diferentes. Devia é a conjugação no pretérito imperfeito do indicativo e deve ser usada para indicar um fato que ocorreu no passado, mas que não foi terminado completamente.
Como se escreve deveríamos ou devíamos?
Devíamos vem do verbo dever.
Qual a diferença entre podia ou poderia?
A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante. ... A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.
Como se escreve dizia?
Dizia vem do verbo dizer. O mesmo que: expunha, caracterizava, aconselhava, falava, alegava, combinava, narrava, advertia, ajustava.
Onde é isso ou aonde é isso?
E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.
Que ia ou iria?
As duas palavras existem e estão corretas. São formas verbais do verbo ir: Ia está no pretérito imperfeito do indicativo. Iria está no futuro do pretérito do indicativo.
Qual a diferença entre devia e deveria?
- As duas grafias – devia e deveria – estão corretas e existem na língua portuguesa. Ambas são conjugações do verbo dever, porém em tempos diferentes. Devia é a conjugação no pretérito imperfeito do indicativo e deve ser usada para indicar um fato que ocorreu no passado, mas que não foi terminado completamente.
Qual o pretérito da palavra devia?
- De forma mais específica, a palavra devia está no pretérito imperfeito do indicativo fazendo referência a um fato que aconteceu no passado mas que não terminou sendo uma indicação de continuidade da ação.
Qual a relação entre verbo dever e verbo devia?
- Relacionadas ao verbo dever, as duas formas existem em Língua Portuguesa e estão absolutamente corretas, porém, deveria e devia correspondem a tempos verbais diferentes e, por isso, são usados em contextos variados da mesma forma. Deveria corresponde à conjugação do futuro do pretérito do modo indicativo.