adplus-dvertising

Deve ou devem ter?

Índice

Deve ou devem ter?

Deve ou devem ter?

Já vimos, em uma coluna anterior, que o verbo HAVER, quando significa existir ou tempo que já passou, é impessoal,ou seja, não tem um sujeito. Quando este mesmo verbo vem acompanhado de auxiliar (“deve”, no caso), ele também será impessoal: Exemplo: Deve haver cinquenta pessoas naquela sala. (e não: “Devem haver...”)

Devem existir está certo?

Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. ... Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.

Tem que ser ou serem?

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

Como substituir o verbo haver pelo existir?

Um exemplo muito famoso de verbo impessoal é haver, com o sentido de existir, ocorrer ou acontecer. É possível, portanto, substituir “existiam”, na oração 1, por haver.

Quando usar haver no plural?

Como a gente viu até aqui, quando o verbo “haver” possui o sentido de “ter”, ele acompanha o sujeito em qualquer pessoa, inclusive no plural. Sendo assim, “haviam”, “haverão” e “houveram” são flexões empregadas somente quando a frase tiver um sujeito. Veja alguns exemplos: Eles haviam dado a resposta certa.

Postagens relacionadas: