O que é urbanidade na advocacia?
Índice
- O que é urbanidade na advocacia?
- Quando eventualmente o advogado participar de programa de televisão ou de rádio e de entrevista na imprensa para manifestação profissional não deve se pronunciar sobre métodos de trabalho usados por seus colegas de profissão?
- Qual o texto legal que indica como deve atuar o advogado em suas atribuições específicas de carreira?
- O que é o princípio da urbanidade?
- Quanto à publicidade dos serviços profissionais é correto afirmar?
- É vedada a manifestação sobre os métodos de trabalho usados por colegas advogados?
- Quais são os princípios que regem a atuação do advogado?
- Quais são os deveres do advogado?
- Como o advogado se relaciona com os colegas de profissão?
- Qual o exercício da advocacia?

O que é urbanidade na advocacia?
O dever de urbanidade e as normas corporativas Art. 44: "Deve o advogado tratar o público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Juízo com respeito, discrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito".
Quando eventualmente o advogado participar de programa de televisão ou de rádio e de entrevista na imprensa para manifestação profissional não deve se pronunciar sobre métodos de trabalho usados por seus colegas de profissão?
32 O advogado que eventualmente participar de programa de televisão ou de rádio, de entrevista na imprensa, de reportagem televisionada ou de qualquer outro meio, para manifestação profissional, deve visar a objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem propósito de promoção pessoal ou ...
Qual o texto legal que indica como deve atuar o advogado em suas atribuições específicas de carreira?
LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994 Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O que é o princípio da urbanidade?
O “dever de urbanidade” significa que o advogado tem a obrigação de tratar o público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Poder Judiciário com respeito, discrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito.
Quanto à publicidade dos serviços profissionais é correto afirmar?
3) Publicidade dos serviços profissionais: A publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização.
É vedada a manifestação sobre os métodos de trabalho usados por colegas advogados?
O advogado que eventualmente participar de programa de televisão ou de rádio, de entrevista na imprensa, deve visar a objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem propósito de promoção pessoal ou profissional, sendo vedados pronunciamentos sobre métodos de trabalho usados por seus colegas.
Quais são os princípios que regem a atuação do advogado?
- Resumo: Os Princípios que norteiam a atuação do advogado encontram-se dispostos pelo código de ética e disciplina da OAB, os quais explicitam as condutas e regras que os advogados devem exercer na atividade de sua profissão. Encontram-se ainda, limites na relação com os clientes, bem como, ao sigilo e publicidade.
Quais são os deveres do advogado?
- Art. 2º O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce. Parágrafo único. São deveres do advogado:
Como o advogado se relaciona com os colegas de profissão?
- O advogado observará, nas suas relações com os colegas de profissão, agentes políticos, autoridades, servidores públicos e terceiros em geral, o dever de urbanidade, tratando a todos com respeito e consideração, ao mesmo tempo em que preservará seus direitos e prerrogativas, devendo exigir igual tratamento de todos com quem se relacione.
Qual o exercício da advocacia?
- Art. 5º O exercício da advocacia é incompatível com qualquer procedimento de mercantilização. Art. 6º É defeso ao advogado expor os fatos em Juízo falseando deliberadamente a verdade ou estribando-se na má-fé. Art. 7º É vedado o oferecimento de serviços profissionais que impliquem, direta ou indiretamente, inculcação ou captação.