Qual a concordância do verbo existir?
Índice
- Qual a concordância do verbo existir?
- Como deve ser a concordância do verbo haver?
- Quais são os verbos existir?
- O que trabalha especificamente a concordância verbal?
- Como se usa o verbo haver?
- Como se dá a concordância verbal?
- Por que o verbo concorde com a porcentagem?
- Qual a concordância entre sujeito e predicativo?
- Qual a concordância do sujeito com o plural?

Qual a concordância do verbo existir?
Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. Exemplo: Existem muitas pessoas que não gostam de frutos do mar. Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.
Como deve ser a concordância do verbo haver?
A regra geral de concordância verbal nos ensina que o sujeito deve concordar com o verbo na oração. ... O verbo haver pode significar existir ou acontecer, além de exprimir o sentido de tempo. É, portanto, impessoal, o que quer dizer que o verbo não flexiona, portanto, ficará no singular.
Quais são os verbos existir?
Conjugação do verbo existir O verbo existir se refere ao ato de ter existência real, ou seja, de viver, estar, permanecer, haver. Pode indicar também o ato de ter existência durante um período de tempo, ou seja, durar, subsistir e persistir.
O que trabalha especificamente a concordância verbal?
A concordância verbal diz respeito à adequação de número e pessoa do verbo com o sujeito, segundo a regra geral.
Como se usa o verbo haver?
O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.
Como se dá a concordância verbal?
- Como se dá a concordância verbal? A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa. Veja: A conjugação do verbo concorda com o sujeito ao qual está se referindo. Veja nos enunciados abaixo:
Por que o verbo concorde com a porcentagem?
- É mais comum que o verbo concorde com o termo que especifica a porcentagem: Na pesquisa, 98,1% dos entrevistados preferem ficar em casa. Se o termo não estiver explícito, é mais comum que o verbo concorde com o número: Na entrevista, 98,1% preferem ficar em casa, enquanto 1,9% prefere sair.
Qual a concordância entre sujeito e predicativo?
- Se os dois termos (sujeito e predicativo) forem pronomes, a concordância será com o que aparece primeiro, considerando o sujeito da oração. Ex.: Eu não sou tu e - Se o sujeito for pessoa, a concordância nunca se fará com o predicativo. Ex.: O menino era as esperanças da família.
Qual a concordância do sujeito com o plural?
- Se o sujeito estiver posposto, permite-se a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo. Ex.: Seguiria a pé a jovem e a sua amiga. c) Os núcleos do sujeito são sinônimos (ou quase) e estão no singular - o verbo poderá ficar no plural (concordância lógica) ou no singular (concordância atrativa).