adplus-dvertising

Pode substituir há por existir?

Índice

Pode substituir há por existir?

Pode substituir há por existir?

A regra não muda. É a mesma regra: esteja o verbo no presente, pretérito ou futuro. O erro mais grosseiro é o “famoso” houveram. É o caso da manchete de jornal: “Houveram vários crimes na Baixada”.

Devem existir ou deve?

Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. Exemplo: Existem muitas pessoas que não gostam de frutos do mar. Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.

Não devia existir ou não deveriam existir?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Devia e deveria são formas conjugadas do verbo dever na 1. ª e na 3. ª pessoa do singular.

Como substituir o verbo existir?

O verbo haver, quando utilizado com sentido de existir, é um verbo impessoal. Isso significa que não tem sujeito, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular.

Qual poderia ser substituído pelo verbo existir?

Considerando que o verbo existir pode ser substituído pelo verbo haver, as formas verbais “exista” (l.

É correto falar haverão?

Haverão vem do verbo haver. O mesmo que: possuirão, terão, acontecerão, ocorrerão, reaverão, comportarão, presenciarão, restarão, decorrerão.

Vai existir ou vão existir?

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.

Quando o verbo existir vai para o plural?

O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ... ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical. É conjugado no singular com um sujeito singular e no plural com um sujeito plural.

Postagens relacionadas: