adplus-dvertising

Quem é responsável pelo financiamento da atenção básica?

Índice

Quem é responsável pelo financiamento da atenção básica?

Quem é responsável pelo financiamento da atenção básica?

A Constituição Federal de 1988 determina que as três esferas de governo – federal, estadual e municipal – financiem o Sistema Único de Saúde (SUS), gerando receita necessária para custear as despesas com ações e serviços públicos de saúde.

Como funciona o financiamento da atenção básica?

O novo modelo de financiamento de custeio da APS é um modelo misto de pagamento que busca estimular o alcance de resultados e é composto pelos seguintes componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégias.

Como deve ser o financiamento da atenção básica?

O novo modelo de financiamento de custeio da APS é um modelo misto de pagamento composto pelos seguintes componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégias.

Qual a lógica do novo modelo de financiamento?

  • É perceptível que o novo modelo de financiamento prioriza a lógica de valorizar maiores recursos financeiros para a ampliação operacional do SUS, por meio de uma atenção associada ao cadastramento dos ‘indivíduos’ mais pobres, diferenciando-os dos cidadãos como um todo.

Qual a essência da Atenção Básica?

  • Na sua essência, a atenção básica cuida das pessoas, em vez de apenas tratar doenças ou condições específicas. Ela é baseada na comunidade, ou seja, considera outros determinantes da saúde, como o território e as condições de moradia e trabalho. É o famoso postinho de saúde do bairro, a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Quem é a responsabilidade da Saúde Pública?

  • Saúde pública: de quem é a responsabilidade? Antes da constituinte, o modelo de saúde pública excluía boa parte da população, já que apenas quem era segurado pela previdência social tinha acesso (ou seja, trabalhadores com certeira assinada).

Qual o novo modelo de financiamento da APS?

  • O novo modelo de financiamento de custeio da APS é um modelo misto de pagamento composto pelos seguintes componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégias. Confira aqui as perguntas e respostas sobre o Previne Brasil e a nota técnica do Conasems sobre os repasses da Atenção Básica em 2020.

Postagens relacionadas: