adplus-dvertising

Para que serve o prontuário do paciente?

Índice

Para que serve o prontuário do paciente?

Para que serve o prontuário do paciente?

O principal objetivo do prontuário é servir como base para a comunicação entre profissionais de saúde, integrando e garantindo a continuidade do tratamento. As informações também dão maior segurança ao paciente, que tem o direito de ser esclarecido sobre o documento.

O que deve ser registrado no prontuário do paciente?

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

Como ter acesso ao prontuário de um paciente?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Qual a definição de prontuário?

O prontuário é documento valioso para o paciente, para o médico que o assiste e para as instituições de saúde, bem como para o ensino, a pesquisa e os serviços públicos de saúde, além de instrumento de defesa legal.

Qual a finalidade do prontuário eletrônico do paciente?

O PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente é uma tecnologia utilizada em instituições de saúde, no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes.

Como fazer o prontuário do paciente?

Como fazer um prontuário corretamente

  1. Crie um prontuário para cada paciente. O prontuário consiste em um documento individual. ...
  2. Preencha os dados de identificação com o máximo de informações. ...
  3. Tenha esmero na realização da anamnese. ...
  4. Faça notas de evoluções diárias. ...
  5. Elabore o sumário de transferência.

Como conseguir o prontuário médico?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Qual a necessidade de burocratizar o acesso do prontuário ao paciente?

  • Há uma enorme dificuldade por parte dos hospitais e seguradoras de plano de saúde para ceder o prontuário médico de determinado paciente, em especial quando é para demandar alguma ação judicial, seja por erro médico, indenização por dano estético etc. Nesta seara, fica uma dúvida: há necessidade de burocratizar o acesso do prontuário ao paciente?

Quem pode ter acesso ao prontuário?

  • Quem pode ter acesso e de que forma são realizadas as solicitações? Conforme consta na Resolução 1.605/2000 do CFM somente o paciente pode ter acesso à cópia do prontuário, salvo algumas exceções. Ao fazer esse tipo de solicitação, será necessário preencher um requerimento e apresentá-lo junto com alguns documentos, como:

Por que o prontuário médico é sigiloso?

  • As informações contidas em um prontuário médico são sigilosas e não podem ser liberadas para qualquer pessoa. Isso porque esse documento contém informações importantes e muito pessoais a respeito dos pacientes. Portanto, se elas caírem em mãos erradas, muitos transtornos podem ocorrer, principalmente para quem liberou o acesso a esses dados.

Qual o prazo de entrega do prontuário?

  • Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde. As cópias do referido documento ficam disponíveis pelo prazo de um ano. Caso o interessado não retorne para pegá-lo dentro desse prazo, os documentos são inutilizados. Logo, caso haja interesse novamente em relação à cópia do prontuário, é necessário fazer uma nova solicitação.

Postagens relacionadas: