Quem é responsável pelo PCMSO?
Índice
- Quem é responsável pelo PCMSO?
- Quais as responsabilidades de empregadores e empregados quanto ao PCMSO?
- O que é e para que serve o PCMSO?
- Quem é o responsável pela elaboração do mapa de risco?
- Quais as responsabilidades do empregador quanto a NR 7?
- O que tem que constar no PCMSO?
- Qual é o programa do PCMSO?
- Qual a validade do PCMSO?
- Qual o papel do PCMSO na segurança do trabalho?
- Quais são os exames do PCMSO?
Quem é responsável pelo PCMSO?
O PCMSO é elaborado e assinado pelo médico do trabalho que atua como coordenador do programa na empresa. Indicado pelo empregador, esse profissional deve fazer parte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da organização.
Quais as responsabilidades de empregadores e empregados quanto ao PCMSO?
Compete ao empregador: a) garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia; b) custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO. c) indicar, dentre os médicos do SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO.
O que é e para que serve o PCMSO?
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), é uma importante ferramenta para a preservação da saúde dos colaboradores de uma empresa. As corporações estão buscando se adequar a essas regras para evitar acidentes de trabalho que podem levar a processos judiciais.
Quem é o responsável pela elaboração do mapa de risco?
QUEM FAZ? O mapa de riscos é feito pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), sendo ela o Agente Mapeador, após ouvir os trabalhadores de todos os setores e com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT do órgão.
Quais as responsabilidades do empregador quanto a NR 7?
Segundo a NR-07, também é responsabilidade do empregador garantir que esses exames sejam realizados. Além disso, deve arcar com o custo da atividade e a organização do programa sem gerar ônus financeiros aos funcionários.
O que tem que constar no PCMSO?
Para tanto, devem constar: Identificação da empresa: Razão social, endereço, CNPJ, ramo de atividade e grau de risco conforme quando I da NR 4, número de trabalhadores com distribuição por sexo, horários de trabalho e turnos. Identificação dos riscos ligados ao trabalho por função/setor e/ou grupo homogêneo de risco.
Qual é o programa do PCMSO?
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. O PCMSO faz parte de conjunto de iniciativas no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar em sintonia com as demais Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. O programa considera as questões individuais e as coletivas no ambiente de trabalho.
Qual a validade do PCMSO?
- Qual a validade do PCMSO? NR 7.4.6 Deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser revisadas, pelo menos uma vez ao ano. A falta do PCMSO pode me levar à multa?
Qual o papel do PCMSO na segurança do trabalho?
- O PCMSO também serve para que a empresa acompanhe através de exames, se ações de segurança tem sido eficientes ou não. Cada ambiente de trabalho tem que ter seus próprios documentos de segurança do trabalho referentes a ele, observando suas particularidades, afinal, mesmo em atividades similares podem surgir riscos diferentes dependendo do local.
Quais são os exames do PCMSO?
- Segundo a NR7 no item 7.4.1: O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: demissional. E o item seguinte complementa: 7.4.2. Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem: exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos.