Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função?
Índice
- Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função?
- O que significa EPI De acordo com a norma NR 6 e qual a sua função?
- Quais critérios devem ser utilizados para selecionar os Equipamentos de proteção para cada atividade?
- Quem faz a fiscalização de EPI?
- Como deve ser feita a higienização dos EPIs?
- Como saber qual EPI usar?
- Como é o processo de escolha de um EPI?
- Quais são as responsabilidades dos EPIs?
- Quem deve recomendar o EPI?
- Quem é responsável por fornecer EPI em um relacionamento de trabalho?
- Como fornecer o EPI ao trabalhador?
Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função?
Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função? A definição do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é feita pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa.
O que significa EPI De acordo com a norma NR 6 e qual a sua função?
6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Quais critérios devem ser utilizados para selecionar os Equipamentos de proteção para cada atividade?
Deve-se estar de acordo com estes principais pontos para a escolha correta do EPI:
- O grau de proteção exigido para a atividade;
- A adequação do equipamento quanto a situação de risco apresentada para os trabalhadores (praticidade e manutenção);
Quem faz a fiscalização de EPI?
Segundo a Norma Regulamentadora 6 (NR-6), todo empregador é obrigado a fornecer e promover a fiscalização de EPIs em perfeito estado de conservação e funcionamento a cada atividade, além de: Oferecer orientação e treinamento sobre o uso adequado e conservação do EPI.
Como deve ser feita a higienização dos EPIs?
Um pano úmido deve ser passado sobre o equipamento ao final de cada dia de trabalho para tirar o excesso de poeira e sujeira. A secagem pode ser feita com uma toalha macia ou papel toalha. Mas os filtros devem ser trocados sempre que necessário.
Como saber qual EPI usar?
Como definir o EPI adequado? Em regra, a legislação ocupacional não determina quais EPIs deverão ser utilizados para o exercício de cada atividade. A definição de qual EPI deve ser fornecido aos empregados é de responsabilidade do empregador.
Como é o processo de escolha de um EPI?
Muitos profissionais que gerenciam clínicas e hospitais não sabem como escolher o EPI correto....Saiba como escolher o EPI correto
- Avalie o ambiente de trabalho e a necessidade do EPI. ...
- Conheça quais são os EPI's mais adequados. ...
- Opte por EPI's de qualidade. ...
- Realize avaliações constantes. ...
- Busque por um fornecedor confiável.
Quais são as responsabilidades dos EPIs?
- Responsabilidades Quanto aos EPIs. Empregador. Adquirir o equipamento adequado ao risco de cada atividade; Exigir e fiscalizar o seu uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
Quem deve recomendar o EPI?
- Na hipótese da não existência do SESMT e da CIPA, quem deve recomendar o EPI ? Cabe ao empregador, mediante orientação técnica fornecer e determinar o uso do EPI adequado à proteção da integridade física do trabalhador. Quando é que um EPI, seja ele nacional ou importado, pode ser comercializado ou utilizado em nosso país ?
Quem é responsável por fornecer EPI em um relacionamento de trabalho?
- A parte responsável por fornecer EPI em um relacionamento de trabalho é a empresa. De acordo com a NR 6, parágrafo 6.3, o empregador é quem possui a responsabilidade de fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco. Além disso, é preciso se certificar de que o equipamento esteja em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Como fornecer o EPI ao trabalhador?
- Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI. Substituir o EPI imediatamente quando for danificado ou extraviado.