Quem são os titulares para legislar sobre direito do consumidor?
Índice
- Quem são os titulares para legislar sobre direito do consumidor?
- De quem é a competência para tratar de seguros?
- É de competência dos Estados-membros manter o serviço postal?
- Como o magistrado pode declinar de sua competência para o domicílio do consumidor?
- Como se aplicam as normas do Código de defesa do consumidor?
- Qual a aplicabilidade da legislação de consumo?
- Qual a competência da Justiça Federal para a causa?
Quem são os titulares para legislar sobre direito do consumidor?
STF decide que estados têm competência para legislar sobre 'relações de consumo' Embora a União seja privativamente competente para legislar sobre Direito Civil e seguros, os estados e o Distrito Federal têm também competência para legislar sobre relações de consumo em geral.
De quem é a competência para tratar de seguros?
ConJur - Cabe à União legislar sobre obrigação para seguradoras de carros.
É de competência dos Estados-membros manter o serviço postal?
Os Estados-Membros e o DF têm competência legislativa para estabelecer regras de postagem de boletos referentes a pagamento de serviços prestados por empresas públicas e privadas. Essa foi a tese fixada pelos ministros do STF em plenário virtual.
Como o magistrado pode declinar de sua competência para o domicílio do consumidor?
- 3. O magistrado pode, de ofício, declinar de sua competência para o juízo do domicílio do consumidor, porquanto a Jurisprudência do STJ reconheceu que o critério determinativo da competência nas ações derivadas de relações de consumo é de ordem pública, caracterizando-se como regra de competência absoluta. 4.
Como se aplicam as normas do Código de defesa do consumidor?
- Nos contratos de locação não se aplicam as normas do Código de Defesa do Consumidor por faltar-lhes as características que delineiam as relações de consumo. Precedentes citados: REsp 212.689-SP, DJ 17/4/2000, e REsp 302.603-SP, DJ 4/6/2001. REsp 343.740-SP, Rel. Min. Fernando Gonçalves, julgado em 10/9/20021.
Qual a aplicabilidade da legislação de consumo?
- Com base nisso, fica clara a não aplicabilidade da legislação de consumo uma vez que existe lei específica para contratos de locação. Nesse caminho me surgiu novo caso onde houve o questionamento da inquilina sobre cobranças de tarifas bancários de emissão de boleto, no caso dela, sobre 2ª via.
Qual a competência da Justiça Federal para a causa?
- Ressalvada a competência da Justiça Federal, é competente para a causa a justiça local: I - no foro do lugar onde ocorreu ou deva ocorrer o dano, quando de âmbito local;