De quem é a culpa pelo fracasso escolar?
Índice
- De quem é a culpa pelo fracasso escolar?
- O que contribui para o fracasso escolar?
- O que é sucesso e fracasso escolar?
- Quais as principais causas do insucesso escolar?
- Quais as principais causas para o fracasso escolas de estudantes surdos?
- O que é o fracasso escolar Segundo Patto?
- O que é o sucesso escolar?
- O que é situação reativa de aprendizagem?
- Quais as causas da situação reativa de aprendizagem?
- Quem é o culpado pelo cenário educacional?
- Como as secretarias de educação são culpadas?
- Qual a irresponsabilidade dos Professores da sala de aula?
De quem é a culpa pelo fracasso escolar?
altos índices de repetência e evasão, baixo rendimento. De acordo com algumas teorias estabelecidas, a culpa pelo fracasso escolar é do aluno e suas condições físicas, cognitivas, sociais e psicológicas.
O que contribui para o fracasso escolar?
As principais causas do fracasso escolar são oriundas, em sua maior parte, dos sistemas de ensino que não conseguem atender às diversidades de necessidades presentes nas escolas, deixando de identificar onde se localizam as inadaptações à aprendizagem, e levar o aluno a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, ...
O que é sucesso e fracasso escolar?
É importante ressaltar que o fracasso escolar se trata de um fenômeno construído com o passar do tempo e produzido por um modelo de sociedade que cobra um bom desempenho e que possui um padrão de sucesso quase inalcançável.
Quais as principais causas do insucesso escolar?
As causas do insucesso escolar podem ser variadíssimas: problemas sensoriais, físicos, intelectuais, emocionais e processológicos são alguns dos responsáveis pelo insucesso escolar.
Quais as principais causas para o fracasso escolas de estudantes surdos?
Os estudantes surdos muitas vezes atingem o fracasso escolar ou a reprovação por causa da falta de entendimento da verbalização linguística do professor que é o português, sendo que a sua língua materna é libras.
O que é o fracasso escolar Segundo Patto?
Segundo Patto (1999), até os anos 70 houve um predomínio das explicações das causas do fracasso escolar em função das características biológicas, psicológicas e sociais dos alunos, em detrimento à explicação que considerava os aspectos estruturais e funcionais do sistema de ensino como determinante desse fracasso.
O que é o sucesso escolar?
Processo pelo qual alunos percorrem os anos escolares em progressão crescente, desenvolvendo aprendizagens significativas relativas a conhecimentos selecionados historicamente como relevantes para a vida na sociedade contemporânea; resultado positivo relativo à aquisição de aprendizagens escolares.
O que é situação reativa de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem reativa, como o nome indica, é resultado de uma reação do sujeito a alguma situação externa a ele. Em função do que lhe acontece a pessoa reage desenvolvendo um comportamento relacionado àquela situação.
Quais as causas da situação reativa de aprendizagem?
As causas do problema reativo de aprendizagem estão na estrutura física da escola, na falta de material didático, na má motivação dos professores em função dos salários e do cansaço físico, na exaustão das crianças que exercem tarefas em casa ou trabalham para ajudar na renda familiar, enfim, numa situação externa ...
Quem é o culpado pelo cenário educacional?
- Não podemos dizer que esse ou aquele é o culpado por tudo que acontece no cenário educacional, negativa ou positivamente. Nossa consciência deve ser preenchida com a certeza de que todos, sem exceção, somos culpados.
Como as secretarias de educação são culpadas?
- As secretarias de educação, assim como as equipes diretivas escolares, são também culpadas. Enquanto no primeiro caso vemos a irresponsabilidade, advinda do pensamento político egoísta, ao escalar profissionais, em grande parte dos casos, sem capacidade para gerir uma pasta.
Qual a irresponsabilidade dos Professores da sala de aula?
- Enquanto no primeiro caso vemos a irresponsabilidade, advinda do pensamento político egoísta, ao escalar profissionais, em grande parte dos casos, sem capacidade para gerir uma pasta. Retiram bons professores da sala de aula para, em alguns casos, serem péssimos gestores.