Como funciona um hidrômetro por dentro?
Índice
- Como funciona um hidrômetro por dentro?
- Como funciona o relógio de água?
- O que é uma aferição do hidrômetro?
- Como se mede a leitura da água?
- Como é utilizado o hidrômetro?
- Como a água passa pelo hidrômetro?
- Qual a quantidade de ar que chega ao hidrômetro?
- Como calcular o consumo mensal do hidrômetro?
Como funciona um hidrômetro por dentro?
O Hidrômetro comum faz a medição através de um sistema mecânico, quando a água passa por dentro gira uma roda que faz a medição da quantidade de água que está sendo usada.
Como funciona o relógio de água?
A clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pela humanidade para medir o tempo. Trata-se de um dispositivo movido a água, que funciona com o auxílio da força da gravidade, no mesmo princípio da ampulheta (de areia).
O que é uma aferição do hidrômetro?
A aferição do hidrômetro é um procedimento de avaliação do aparelho, que pode ser realizado de duas maneiras: periodicamente, por iniciativa das empresas responsáveis pelo abastecimento de água e de esgoto, e a pedido do consumidor.
Como se mede a leitura da água?
Você pode ler seu hidrômetro observando a sequência de números que aparecem e anotando-os. A sequência obtida contém os metros cúbicos, centenas de litros e dezenas de litros. Para verificar qual é o seu consumo diário, por exemplo, é só diminuir a leitura do dia anterior da leitura do dia atual.
Como é utilizado o hidrômetro?
- O hidrômetro, também conhecido como medidor de consumo de água, é utilizado por empresas de saneamento básico, para medir o consumo de água dos clientes, permitindo cobrança através de conta emitida mensalmente.
Como a água passa pelo hidrômetro?
- Como a água passa pelo hidrômetro? A água vem desde a Estação de Tratamento pela rede de distribuição. Antes de chegar à torneira de um consumidor, ela passa pela tubulação, entra no cavalete onde está o hidrômetro, passa por dentro do medidor para, finalmente, estar disponível no encanamento do imóvel. Como fazer a leitura?
Qual a quantidade de ar que chega ao hidrômetro?
- Diversos testes realizados pela Sabesp demonstraram que a quantidade de ar que chega ao hidrômetro é tão pequena que não representa diferença na conta mensal. Em condições normais de abastecimento, a maioria absoluta das redes de distribuição e das ligações de água operadas pela Sabesp não está sujeita a entrada de ar nas tubulações.
Como calcular o consumo mensal do hidrômetro?
- Em sentido horário inicia-se pela unidade x 1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000. Já no equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos. Para calcular o consumo mensal basta registrar o valor que aparece no hidrômetro e reduzir da leitura do mês anterior.