adplus-dvertising

De quem ou quê se fala?

Índice

De quem ou quê se fala?

De quem ou quê se fala?

Resposta: Centro da conversa. Explicação: Pois se estamos falando dele/daquilo, este é o centro da nossa conversa.

Qual é o pronome de quem?

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Qual a diferença entre que é do quê?

Do que resulta da contração da preposição de com a locução interrogativa «o que». ... Que é usado em várias situações e tem várias funções: pronome, conjunção, substantivo, advérbio, preposição, etc. Quê emprega-se como substantivo, pronome interrogativo, interjeição ou expressão interrogativa.

Quem ou quem?

A forma correta de escrita é quem de acordo com a Gramática Portuguesa. Quem é um pronome relativo ( ou interrogativo ) que é usado para fazer referência a uma ou mais pessoas. ... Quêm não existe na Língua Portuguesa.

Quando usa que é do quê?

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

Sou eu que ou sou eu quem?

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

Qual a classificação do pronome quem?

Podem ser classificados como pessoais (eu, você, eles), possessivos (meu, seu), demonstrativos (este, aquele), interrogativos (quem, qual), indefinidos (alguma, alguém), relativos (que, qual) e reflexivos (si mesmo).

Quando usar o pronome que é quem?

O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Quando se usa o que é o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

É ele que ou ele quem?

– Foi ele que fez. – Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes.

Postagens relacionadas: