Como identificar uma vala na praia?
Índice
- Como identificar uma vala na praia?
- Como identificar maré de retorno?
- Como se forma uma corrente de retorno?
- Como sair do mar com ondas?
- O que faz o mar ficar agitado?
- Como surfistas utilizam a corrente de retorno?
- É perigoso entrar no mar à noite?
- Por que razão as correntes de retorno são perigosas?
- Como não tomar caldo na praia?
- Como não levar caldo no mar?

Como identificar uma vala na praia?
Ouça em voz altaPausarPara reconhecer uma corrente de retorno (vala), observe: · Que geralmente aparece entre dois locais mais rasos (bancos de areia). · Que se apresenta como o local mais escuro e com o menor número ou tamanho nas ondas. · Que é geralmente o local onde aparenta maior calmaria.
Como identificar maré de retorno?
Ouça em voz altaPausarA melhor maneira de saber se a corrente de retorno é forte em determinada praia é observar a areia. Se ela for muito grossa ou muito fina, a tendência é de que a corrente não seja tão perigosa. Quando a areia é fina, ela é levemente levada pela água, e o mar tende a ser raso.
Como se forma uma corrente de retorno?
Ouça em voz altaPausarElas são formadas, geralmente, da seguinte maneira: Quando as ondas quebram, elas empurram a água acima do nível médio do mar. Uma vez que a energia da água é despendida, a água que ultrapassou aquele nível médio é empurrada de volta pela força da gravidade.
Como sair do mar com ondas?
Ouça em voz altaPausarTrace uma diagonal. O salva-vidas carioca Marcos Monteiro indica que, caso você seja arrastado, uma das melhores maneiras de tentar sair da água é traçar uma linha diagonal em relação à praia e procurar o local que tenha mais ondas, usando a força do mar a seu favor.
O que faz o mar ficar agitado?
Ouça em voz altaPausarAchegada de ondas violentas à costa começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho dos vagalhões. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral.
Como surfistas utilizam a corrente de retorno?
Ouça em voz altaPausarA figura 4, desenvolvida pelo corpo de bombeiros militar do estado de Santa Catarina, ilustra a corrente de retorno, suas áreas de escape e orienta os banhistas como proceder caso entre em um local de risco. Para nós, surfistas, as correntes de retorno são utilizadas como facilitadores para passar a arrebentação.
É perigoso entrar no mar à noite?
Ouça em voz altaPausarO recomendável é não entrar no mar de noite, já que de madrugada os salva-vidas não estão de plantão. Se for pular as sete ondas da sorte na entrada do ano novo, só entre no mar até a altura do joelho. Mais do que isso, você pode estar correndo risco.
Por que razão as correntes de retorno são perigosas?
Ouça em voz altaPausarCorrentes de retorno podem acelerar dramaticamente em um curto espaço de tempo. ... Ondas pesadas podem acionar uma corrente de retorno súbita, mas correntes de retorno são mais perigosas quando acontecem durante a maré baixa, quando a água já está puxando para longe da praia.
Como não tomar caldo na praia?
Ouça em voz altaPausarPara não afundar, os especialistas recomendam encher o pulmão de ar e respirar mais devagar, não de forma ofegante. Se uma garrafa estiver aberta e vazia, por exemplo, entrará água e ela vai afundar. Mas, se estiver cheia de ar e fechada, boiará. A mesma coisa acontece com os nossos pulmões.
Como não levar caldo no mar?
Ouça em voz altaPausarProtegendo a cabeça Envolva seus braços em seu rosto de forma que os antebraços “abrace” sua cabeça, faça este movimento antes de se levantar, para que caso a prancha esteja próxima ela irá bater em seu braço e não em seu rosto ou cabeça.