adplus-dvertising

Que tipos de problemas o mercúrio utilizado no garimpo de ouro pode trazer aos seres humanos?

Índice

Que tipos de problemas o mercúrio utilizado no garimpo de ouro pode trazer aos seres humanos?

Que tipos de problemas o mercúrio utilizado no garimpo de ouro pode trazer aos seres humanos?

A intoxicação por mercúrio pode provocar danos ao sistema neurológico. As consequências podem variar desde dores no esófago e diarreia a sintomas de demência. Depressão, ansiedade, dentes moles por inflamação e falhas de memória também estão entre os sintomas.

Quais os problemas da garimpagem?

Na Amazônia, a garimpagem causa problemas ambientais e sociais severos. A morfologia dos rios pode ser gravemente alterada pela escavação de trincheiras e labirintos. Os sítios abandonados assemelham-se a paisagens lunares. A atividade também provoca poluição por mercúrio.

Como o mercúrio se une ao ouro?

  • Nessa técnica o mercúrio se une ao ouro formando um amálgama (união do mercúrio com o ouro) que é muito denso e fica depositado no fundo da bateia, enquanto outros sedimentos são levados pelo rio. Há décadas, o mercúrio (Hg) é usado para a purificação do ouro (Au).

Qual o mercúrio utilizado na amalgamação do ouro?

  • Isso acontece porque o mercúrio utilizado na amalgamação do ouro é transferido para atmosfera na forma de vapor e para as águas dos rios, na forma de mercúrio metálico (Hg0), dimetilmercúrio (CH3) 2Hg ou de metilmercúrio (CH3Hg+), que é a forma mais tóxica.

Como os grãos se agregam com ajuda do mercúrio?

  • Os pequenos grãos se agregam com ajuda do mercúrio e podem ser separados com mais facilidade.

Quais são os processos de garimpo de ouro em Diamantina?

  • Identificar os processos de separação de misturas utilizados no garimpo de ouro: amalgação e sublimação. Compreender os aspectos socioambientais negativos do uso do mercúrio na extração do ouro. O professor deverá projetar a imagem a seguir, ou outra similar, que represente a atividade garimpeira do ouro. Garimpeiros de ouro em Diamantina.

Postagens relacionadas: