Qual o mecanismo de ação dos antifúngicos?
Índice
- Qual o mecanismo de ação dos antifúngicos?
- Qual Antifungico age na parede celular?
- Qual o princípio de ação dos antifúngicos derivados Imidazólicos?
- Quais os efeitos colaterais dos antifúngicos?
- Qual o mecanismo de ação dos agentes antifúngicos equinocandinas?
- Qual o principal tratamento farmacológico Antifungico?
- Qual o principal ponto de atuação dos antifúngicos?
- Qual a diferença de cetoconazol e itraconazol?
- Qual é o antifúngico mais forte?
- Quais são os efeitos colaterais do Fluconazol?
- Por que os antibióticos poliênicos exercem atividade fungicida?
- Como tratar as infeções fúngicas?
- Qual o espectro de ação da fungicida?
- Qual a classificação dos antissépticos?

Qual o mecanismo de ação dos antifúngicos?
O mecanismo de ação destes fármacos baseia-se na inibição da esterol-14-α-desmetilase, um sistema enzimático microssomal dependente do citocromo P450, prejudicando a síntese do ergosterol na membrana citoplasmática e levando ao acúmulo de 14-α-metilesteróis.
Qual Antifungico age na parede celular?
As equinocandinas são uma classe de drogas antifúngicas que inibem a síntese de β-glucano na parede celular do fungo por meio da inibição não competitiva da enzima 1,3-beta-glucano sintase.
Qual o princípio de ação dos antifúngicos derivados Imidazólicos?
Mecanismo de acção Inicialmente, os derivados imidazólicos tinham um mecanismo de acção complexo, em que inibiam várias enzimas de ligação à membrana, bem como a biossíntese de lípidos membranares.
Quais os efeitos colaterais dos antifúngicos?
Efeitos gastrintestinais são os mais frequentes, incluindo náusea, dor abdominal, vômitos e diarreia. Alterações de função hepática também podem ocorrer.
Qual o mecanismo de ação dos agentes antifúngicos equinocandinas?
Diferentemente da anfotericina B e dos azólicos, as equinocandinas têm como alvo a parede celular, inibindo enzima ligada à síntese de beta (1.3) D glucana. A glucana na forma de microfibrilas é um dos principais componentes da parede celular fúngica.
Qual o principal tratamento farmacológico Antifungico?
Anfotericina B. A anfotericina B tem sido o esteio da terapia antifúngica nas micoses graves e invasivas, mas outros antifúngicos (p. ex., fluconazol, voriconazol, posaconazol e equinocandinas) são considerados atualmente fármacos de primeira linha para muitas dessas infecções.
Qual o principal ponto de atuação dos antifúngicos?
Seu espectro de ação inclui fungos patogênicos e oportunistas, mas não é eficaz nas dermatofitoses superficiais. Sua principal indicação é o controle de infecções fúngicas sistêmicas graves.
Qual a diferença de cetoconazol e itraconazol?
O cetoconazol é um antifúngico com mais de 30 anos de mercado, que pode ser encontrado sob a forma de comprimidos, creme, pomada ou shampoo. Esse antifúngico pertence ao grupos do azóis, a mesma família de antifúngicos do fluconazol e do itraconazol.
Qual é o antifúngico mais forte?
O fluconazol apresentou a maior CIM50 e CIM90, voriconazol e itraconazol apresentaram as menores CIM50 e CIM90. Conclusão: O miconazol, clotrimazol e cetoconazol apresentaram uma atividade antifúngica importante.
Quais são os efeitos colaterais do Fluconazol?
Cefaleia (dor de cabeça), dor abdominal, diarreia, náuseas (enjoos), vômitos, aumento de algumas substâncias do fígado no sangue (alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina) e rash cutâneo (vermelhidão da pele).
Por que os antibióticos poliênicos exercem atividade fungicida?
- Os antibióticos poliênicos exercem atividade fungicida, principalmente em fungos que estão na fase estacionária do crescimento, uma vez que se unem por interações hidrofóbicas ao ergosterol e esterol predominante encontrado na membrana citoplasmática dos fungos.
Como tratar as infeções fúngicas?
- Antifúngicos: Tratamento das infeções fúngicas Histórico 1939 Griseofulvina isolada 1949 Nistatina (poliênico) isolada 1956 Anfo-B isolada 1962 5-FC atividade antifúngica 1970s Primeiros azóis (imidazóis) no mercado 1981 Cetoconazol entra no mercado 1987
Qual o espectro de ação da fungicida?
- Amplo espectro de ação Fungicida Baixo custo Formulação Tópica e Endovenosa Efeitos adversos: Agudos - febre, calafrio, vômito, náusea, cefaléia Crônicos - Nefrotoxicidade (50% dos pacientes), anemia, efeito neurotóxico.
Qual a classificação dos antissépticos?
- Antissépticos Tintura de iodo Pomada deWhittfield Tintura deCastellani Violeta de Genciana Permanganato de potássio Classificação Antifúngicos Grupos Químicos FÁRMACOS CONTRA MICOSES CUTÂNEAS