O que é a sinagoga para os judeus?
Índice
- O que é a sinagoga para os judeus?
- O que é sinagoga segundo a Bíblia?
- O que era uma sinagoga no tempo de Jesus?
- Qual é a religião da sinagoga?
- O que é ser um fariseu?
- Quem foi Jairo segundo a Bíblia?
- O que é um templo na Bíblia?
- O que era o Templo no tempo de Jesus?
- Porque Jesus expulsou os vendilhões do Templo?
- Quais eram as reuniões das sinagogas?
- Como é considerada a sinagoga em Jerusalém?
- Por que as luzes eram importantes na sinagoga?
- Por que o templo é chamado de sinagoga?

O que é a sinagoga para os judeus?
Sinagoga é a denominação dada ao local de culto da religião judaica. A sinagoga é o local onde os judeus podem praticar a fé judaica. ... A sinagoga é por vezes chamada de templo, ou shul, que é uma palavra da língua iídiche.
O que é sinagoga segundo a Bíblia?
1. Templo de culto judaico. 2. Assembleia religiosa de judeus.
O que era uma sinagoga no tempo de Jesus?
"Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga de Cafarnaum e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento: pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres". ... Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem'" (Mc 1, 27).
Qual é a religião da sinagoga?
“Sinagoga” refere-se ao local de culto judaico.
O que é ser um fariseu?
1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.
Quem foi Jairo segundo a Bíblia?
Jairo, o chefe (um dos principais segundo Marcos 5:22) da sinagoga, pede a Jesus que cure sua filha moribunda. ... Conforme eles seguem para a casa de Jairo, uma mulher doente na multidão toca no manto de Jesus e é curada de sua enfermidade, no episódio que ficou conhecido como "Curando a mulher com sangramento".
O que é um templo na Bíblia?
Os templos são literalmente casas de Deus na Terra. São lugares em que as pessoas podem ir para fazer promessas sagradas a Deus, sentir a paz do Espírito e fugir das exigências agitadas do dia a dia.
O que era o Templo no tempo de Jesus?
O Tabernáculo foi o primeiro templo usado pelos hebreus até a construção de um templo fixo. Era chamado de Templo do Senhor. Sua principal característica é que o Tabernáculo era móvel, devido à necessidade do povo se deslocar pelo deserto durante o Êxodo do Egito até a conquista da Terra Prometida.
Porque Jesus expulsou os vendilhões do Templo?
Neste episódio, Jesus e seus discípulos viajam a Jerusalém para a Pessach (a Páscoa judaica) e lá ele expulsa os cambistas do Templo de Jerusalém (o Templo de Herodes ou "Segundo Templo"), acusando-os de tornar o local sagrado numa cova de ladrões através de suas atividades comerciais.
Quais eram as reuniões das sinagogas?
- Nas reuniões, eles adoravam a Deus com cânticos, liam as Escrituras e ouviam ensinamentos e exortações ( Atos dos Apóstolos 13:15 ). As reuniões das sinagogas normalmente eram presididas pelos rabinos (mestres da Lei, com educação teológica especial), mas outras pessoas também podiam dar seu contributo.
Como é considerada a sinagoga em Jerusalém?
- Assim como o Santuário antigo em Jerusalém era o Grande Templo da fé judaica, também toda sinagoga e casa de estudo é considerada um mikdash me'at, um santuário em menores proporções. Não se pode comer ou beber, nem correr dentro da sinagoga, mas caminhar com dignidade e respeito e transmitir este comportamento aos filhos, através do exemplo.
Por que as luzes eram importantes na sinagoga?
- As luzes eram um adereço importante na sinagoga, não apenas por razões de ordem prática, mas também como um símbolo da presença de Deus. Como não havia indicação de um local específico para a colocação das lâmpadas, dependendo da sinagoga elas podiam estar em lugares diferentes.
Por que o templo é chamado de sinagoga?
- Em língua hebraica, o templo recebe o nome de בית כנסת, transl. beit knésset, significando "casa de reunião". Também pode ser chamado בית תפילה, beit tefila: "casa de oração". Em iídiche, o termo equivalente é šul ou shul (שול), do latim schola, através do alemão Schule, o que expressa o hábito de se referir à sinagoga como escola.