O que é uma sessão de constelação?
Índice
- O que é uma sessão de constelação?
- O que define uma constelação?
- Como funciona constelação individual?
- Quanto custa uma sessão de constelação?
- Como fazer uma sessão de constelação familiar?
- Como é reconhecida a constelação familiar?
- Quais elementos são colocados na constelação?
- Como é reconhecida a constelação como terapia?

O que é uma sessão de constelação?
A constelação familiar é um tipo de terapia psicológica que tem como objetivo facilitar a cura de transtornos mentais, especialmente aqueles que podem estar sendo estimulados pela dinâmica e as relações familiares, através da identificação de fatores de estresse e seu tratamento.
O que define uma constelação?
A Constelação oferece um diagnóstico ou “mapa” do padrão relacional existente entre o indivíduo e o sistema em questão, esclarecendo o que estivera “fora do lugar” e ainda não fora detectado como causa dos problemas enfrentados.
Como funciona constelação individual?
Como funciona a constelação familiar individual Com ajuda do terapeuta, o cliente coloca em um campo os objetos que vão representar a família. Esses objetos são dispostos de acordo com a imagem inconsciente que ele tem do seu sistema familiar. É importante sentir a emoção, uma energia diferente.
Quanto custa uma sessão de constelação?
Preço da Constelação Familiar A Constelação Familiar tem um preço que varia muito, principalmente entre as cidades. Em São Paulo, é possível encontrar profissionais capacitados que façam por uma média que varia entre R$ 4.
Como fazer uma sessão de constelação familiar?
- Pessoas que aplicam a constelação familiar dizem que uma única sessão é suficiente para ter resultados satisfatórios. Não é recomendável nem usual trabalhar mais de um tema em uma sessão. A pessoa pode, sim, fazer outra sessão, mas para um tema diferente e com um intervalo mínimo de um mês, em média.
Como é reconhecida a constelação familiar?
- A Constelação Familiar não é reconhecida pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) nem pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), embora abordagens —como o psicodrama — e teorias que a respaldam sejam reconhecidas. A técnica não é reconhecida como terapia porque faltam dados e estudos científicos que possam comprovar sua eficácia.
Quais elementos são colocados na constelação?
- Os elementos que normalmente são colocados na constelação são a própria pessoa que apresenta o problema e alguns membros da sua família, mas poderá também ser um elemento abstracto, como um aspecto da personalidade, uma doença, uma casa, um país, dependendo esta decisão do problema que esteja a ser trabalhado.
Como é reconhecida a constelação como terapia?
- A técnica não é reconhecida como terapia porque faltam dados e estudos científicos que possam comprovar sua eficácia. Vale salientar que o próprio Bert Hellinger, criador da técnica, denominava a constelação como método empírico, ou seja, baseado na vivência e observação do próprio pesquisador.