Qual é a função do sistema ATP-CP?
Índice
- Qual é a função do sistema ATP-CP?
- Como o músculo utiliza o ATP?
- Quais são as vias energéticas que o corpo utiliza?
- Qual a diferença entre o sistema ATP e o ATP-CP?
- Qual o tempo de recuperação do sistema ATP-CP?
- Quais as reações que compõem o sistema aeróbio?
- O que dá energia para o músculo?
- Qual a função do ATP?
- Quais são os principais locais de produção de ATP?
- Qual é o rendimento de ATP?
- Por que a gordura visceral é ativa?

Qual é a função do sistema ATP-CP?
- Sistema Anaeróbico Aláctico ou ATP-CP: Produção de energia a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato ou CP, que aumenta na proporção direta do aumento da massa muscular, e sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração.
Como o músculo utiliza o ATP?
A célula transforma ATP em ADP e, rapidamente, o fosfato transforma o ADP de novo em ATP. O sistema do fosfato pode suprir as necessidades energéticas dos músculos em atividade, mas apenas por 8 ou 10 segundos. Os músculos têm reservas de um carboidrato complexo formado de moléculas de glicose chamado glicogênio.
Quais são as vias energéticas que o corpo utiliza?
São três processos comuns produtores de energia para a elaboração do ATP:
- O sistema ATP-CP, ou fosfagênio;
- A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático;
- O sistema de oxigênio.
Qual a diferença entre o sistema ATP e o ATP-CP?
Como a CP possui o maior nível energético proveniente da ligação fosfato de alta energia, a reação entre a CP e o ATP atinge um estado de equilíbrio, mais a favor do ATP. ... Sendo assim, o mínimo gasto de ATP pela fibra muscular utiliza a energia proveniente da CP para a síntese imediata de mais ATP.
Qual o tempo de recuperação do sistema ATP-CP?
O restabelecimento energético (recuperação) ocorre de acordo com o sistema energético predominantemente utilizado durante a prática do exercício físico. No caso do sistema ATP-CP, a recuperação completa do sistema deve ocorrer em repouso absoluto e dentro de 5 minutos todos os estoques estarão restabelecidos.
Quais as reações que compõem o sistema aeróbio?
As muitas reações do sistema aeróbio podem ser divididas em três séries principais: (1) glicólise aeróbia; (2) Ciclo de Krebs; (3) sistema de transporte dos elétrons.
O que dá energia para o músculo?
Dentro da célula ou fibra muscular existem as mitocôndrias, que produzem a energia necessária para o músculo, como se fossem as usinas produtoras de energia da célula. A mitocôndria usa o oxigênio para esta produção. No músculo ainda existe um estoque de glicogênio, que também pode ser usado para produzir energia.
Qual a função do ATP?
- O ATP é um nucleotídeo modificado do RNA (ácido ribonucleico) e apresenta três grupos fosfatos em sua constituição, tendo a função de “pequenas baterias ...
Quais são os principais locais de produção de ATP?
- Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia. No entanto, é importante destacar que organismos procarióticos também produzem ATP, sendo que essa produção ocorre no citosol da célula, por exemplo, pelo processo de fermentação .
Qual é o rendimento de ATP?
- Este rendimento de ATP é o valor máximo teórico; na prática, alguns protões passam também através da membrana, baixando o rendimento de produção de ATP. Redução da coenzima Q a partir da sua forma de ubiquinona (Q, cima) à forma totalmente reduzida ubiquinol (QH 2, em baixo).
Por que a gordura visceral é ativa?
- Esta gordura, chamada de gordura visceral, é metabolicamente ativa, e expele produtos bioquímicos que aumentam o risco de ataque cardíaco, derrame, insuficiência hepática, diabetes e pressão alta. Além disso, a gordura visceral inibe a produção de um hormônio muito importante, chamado adiponectina, que regula o metabolismo do seu corpo.