O que é ser uma pessoa obsessiva?
Índice
- O que é ser uma pessoa obsessiva?
- Como saber se sou uma pessoa obsessiva?
- O que é uma pessoa obsessiva e compulsiva?
- O que fazer para deixar de ser obsessiva?
- Como identificar um amor obsessivo?
- Quais são os tipos de transtorno obsessivo compulsivo?
- O que causa o transtorno obsessivo compulsivo?
- Qual a sensibilidade da pessoa obsessiva?
- Como se manifesta a obsessão por uma pessoa?
- Quais são os déficits das pessoas obsessivas?
- Quais são as obsessões?

O que é ser uma pessoa obsessiva?
Significado de Obsessivo adjetivo Relativo à obsessão, à preocupação excessiva com alguma coisa, ao apego exagerado a uma mesma ideia. Capaz de causar obsessão, necessidade intensa ou ideia fixa de fazer algo independentemente da sua própria vontade.
Como saber se sou uma pessoa obsessiva?
Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).
O que é uma pessoa obsessiva e compulsiva?
O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é caracterizado por uma preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle (sem espaço para flexibilidade ou eficiência) que acaba interferindo na conclusão da tarefa.
O que fazer para deixar de ser obsessiva?
Eleve sua autoestima. Pessoas com baixa autoestima podem desenvolver obsessões e a possessividade. Para que isso não ocorra, é fundamental olhar para suas feridas emocionais, entender quais são suas crenças limitantes e começar a perceber e dissolver esses padrões de comportamento.
Como identificar um amor obsessivo?
O amor obsessivo pode e precisa ser tratado
- Tensão constante quando a pessoa está longe;
- Ciúmes excessivo e sem motivo;
- Controle por meio de ligações e mensagens constantes;
- Questionamentos invasivos em vez de conversas agradáveis;
- Medo constante de perda, mesmo quando se está ao lado da pessoa.
Quais são os tipos de transtorno obsessivo compulsivo?
Existem dois tipos de TOC:
- Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico: as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa;
- Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.
O que causa o transtorno obsessivo compulsivo?
Provavelmente concorrem vários fatores para o seu aparecimento: de natureza biológica envolvendo a predisposição genética, alterações funcionais e da neuroquímica cerebrais, e fatores psicológicos como aprendizagens de formas erradas de lidar com medos e ansiedades, como por exemplo, fazer rituais para livrar-se de uma ...
Qual a sensibilidade da pessoa obsessiva?
- Os estudos realizados sobre o processamento de informações emocionalmente relevantes indicam que a pessoa obsessiva pode ter uma maior sensibilidade em relação aos estímulos associados aos seus medos.
Como se manifesta a obsessão por uma pessoa?
- A obsessão por uma pessoa se manifesta de muitas maneiras diferentes, e todas elas estão associadas a sintomas cognitivos (de pensamentos e crenças distorcidos) e a sintomas emocionais. Vamos ver quais são os sintomas típicos que surgem nessas ocasiões.
Quais são os déficits das pessoas obsessivas?
- As pesquisas mais recentes mostram que as pessoas obsessivas apresentam déficits em tarefas destinadas a medir distorções e vieses cognitivos (Steketee, Frost, Rhéaume e Wilhelm, 2001).
Quais são as obsessões?
- As obsessões são definidas por pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes sentidos em algum momento como intrusivos e inadequados, e causam ansiedade ou desconforto significativo. Os pensamentos, impulsos ou imagens não são reduzidos a simples preocupações excessivas sobre problemas da vida real, vão muito além disso.