adplus-dvertising

O que é uma esponja do mar?

Índice

O que é uma esponja do mar?

O que é uma esponja do mar?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Como a esponja do mar vive?

As esponjas são animais peculiares que vivem na água. Elas não possuem as partes do corpo comuns a outros animais nem conseguem se locomover, permanecendo presas a rochas ou corais subaquáticos. ... Há cerca de 5 mil espécies, ou tipos, de esponjas. A maioria vive no oceano, mas algumas vivem em água doce.

Para que que serve a esponja do mar?

As esponjas possuem uma grande importância ecológica, econômica, social, histórica e cultural. Na ecológica são valiosíssimas ao filtrar a água retirando matéria orgânica pra se alimentar, servem de alimentos para outros animais, relacionam-se com microorganismos, servem de bioindicador.

Que animal e a esponja do mar?

poríferos Os poríferos ou Porífera (do latim porus, poro + phoros, portador de poros) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Qual o gênero da esponja do mar?

Já as espécies do gênero Spongia e Hippospongia eram usadas como esponjas de banho, principalmente na década de 30 em países como Cuba, Flórida e Bahamas. Hoje, no entanto, são usadas esponjas sintéticas por questões de custos menores.

Tem esponja no mar?

Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais. Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas. ...

Quanto vive uma esponja do mar?

1.550 anos Como seu nome já diz, essas esponjas-do-mar são predominantes da Antártica, encontradas normalmente nas profundezas do Oceano Antártico. O seu lento crescimento pode ser uma das principais causada para a sua incrível longevidade. Alguns pesquisadores estimam que a espécie chega a viver por até 1.550 anos.

Quantos anos vive uma esponja do mar?

2.300 anos Embora não se saiba muito sobre a vida das esponjas, acredita-se que são os primeiros animais que evoluíram na Terra, ajudando os ecossistemas marinhos. Estima-se que algumas espécies podem viver mais de 2.300 anos.

Por que as esponjas são animais?

Poríferos (do latim: porus — poro — e ferre — possuidor) são animais que apresentam um corpo rico em poros. Esses poros garantem a entrada da água pelo corpo do animal, sendo essa uma característica importante, pois é da água que retiram as partículas orgânicas necessárias para a sua nutrição.

Que animal come Esponja?

Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas.

Qual a qualidade da esponja do mar?

  • Aparência da esponja do mar Pertencente ao filo Porifera, a esponja do mar caracteriza-se principalmente por apresentar poros por todo o seu corpo (daí o nome de poríferos). Os poríferos possuem um formato alongado e em formato de barril ou vasos de plantas, com as mais variadas cores e dimensões.

Como é a reprodução da esponja do mar?

  • Sua reprodução é assexuada feita por brotamento e gemulação sexuada produzindo uma larva ciliada. Pertencente ao filo Porifera, a esponja do mar caracteriza-se principalmente por apresentar poros por todo o seu corpo (daí o nome de poríferos).

Como é feita a digestão da esponja do mar?

  • A digestão da esponja do mar nem sempre é feita pelos coanócitos, muitas vezes, o alimento por eles capturado é passado a um amebócito que se encarrega da digestão. Às células que não fagocitam, recebem o alimento digerido por amebócitos. As substâncias egetadas ou excretadas pelas células caem na corrente líquida e são eliminadas.

Como proteger as esponjas do mar?

  • As esponjas podem ser atacadas por predadores ou até mesmo por outras esponjas. Assim, para se protegerem, as esponjas liberam toxinas na água ao redor e fora de seus corpos. É por causa destas toxinas que pessoas que manipulam as esponjas desenvolvem erupções cutâneas após o contato. REPRODUÇÃO NAS ESPONJAS DO MAR

Postagens relacionadas: