Quais são as conjunção explicativa?
Índice
- Quais são as conjunção explicativa?
- É uma conjunção explicativa?
- Como pode ser uma conjunção explicativa?
- É uma conjunção causal ou explicativa?
- Quais são as conjunção coordenativa explicativa?
- Qual a diferença entre causal e explicativa?
- Porque explicativa ou causal?
- Qual é a conjunção?
- Quais são as Conjunções finais?
- Que são as Conjunções consecutivas?
- Quais são as conjunções empregadas em frase?

Quais são as conjunção explicativa?
5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.
É uma conjunção explicativa?
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.
Como pode ser uma conjunção explicativa?
Conjunções coordenativas explicativas São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.
É uma conjunção causal ou explicativa?
A expressão “porque” “Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação. O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final.
Quais são as conjunção coordenativa explicativa?
A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.
Qual a diferença entre causal e explicativa?
Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.
Porque explicativa ou causal?
De fato, é muito difícil distinguir a oração subordinativa causal da oração coordenativa explicativa quando se usa a conjunção porque ou pois. ... Se isso for possível, sem forçar o sentido, é sinal de que a oração é subordinada causal.
Qual é a conjunção?
- Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles. Exemplos : Ele joga futebol e basquete.
Quais são as Conjunções finais?
- As conjunções finais iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. Exemplos: É tarde para que venha até aqui. Apertei o ferimento a fim de que diminuísse a dor. Conjunções proporcionais
Que são as Conjunções consecutivas?
- Conjunções Consecutivas Iniciam orações subordinadas que exprimem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal: que, de forma que, de modo que, de maneira que. Exemplo: Foi tamanho o susto que ela desmaiou. 8.
Quais são as conjunções empregadas em frase?
- Veja a seguir algumas dessas conjunções empregadas em frase para não restar dúvidas: 1 “Vou embora, que cansei de esperá-lo.” 2 “Maria devia estar cansada, porque estudou o dia inteiro.” 3 “Cumprimente-o, pois hoje é o seu aniversário.” More ...