Como é uma coluna vertebral normal?
Índice
- Como é uma coluna vertebral normal?
- Qual é a curvatura normal da coluna vertebral?
- Como é a nossa coluna?
- Quantos discos tem a coluna lombar?
- Quais são os movimentos da coluna vertebral?
- Como é chamada as curvas da coluna vertebral?
- Quais são as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral?
- Onde inicia a coluna vertebral?
- Como saber se a coluna é anormal?
- Como eles podem examinar a coluna?
- Quais são as curvaturas de uma coluna normal?
- Quais são as patologias mais comuns na coluna?

Como é uma coluna vertebral normal?
A coluna vertebral é composta por vértebras, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e estruturas nervosas. Como é uma coluna normal? A coluna normal deve ser retilínea quando observada de frente. Porém, quando vista de lado, devem haver curvaturas normais chamadas de cifose e de lordose.
Qual é a curvatura normal da coluna vertebral?
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.
Como é a nossa coluna?
A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa. Além disso, a coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes.
Quantos discos tem a coluna lombar?
A Coluna Vertebral Ela suporta o peso do tronco e da cabeça, permite movimento, flexibilidade e ainda proteger a medula espinhal. A coluna vertebral é um complexo de 26 ossos no corpo adulto – 24 vértebras separadas com cartilagem (discos) além do sacro e do cóccix.
Quais são os movimentos da coluna vertebral?
A coluna vertebral realiza movimentos de flexão e extensão no plano sagital, lateralização à direita e lateralização à esquerda no plano coronal e rotação ou circundução no plano longitudinal.
Como é chamada as curvas da coluna vertebral?
Vista de perfil, a coluna vertebral possui dois tipos de curvas naturais: a lordose e a cifose. A lordose é a curva encontrada nas regiões cervical e lombar, e a cifose é encontrada nas regiões torácica e sacro-coccígea.
Quais são as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral?
As curvaturas chamadas Lordose Cervical, Cifose Torácica e Lordose Lombar, são curvas fisiológicas, quando dentro dos padrões e valores normais (exemplo: Cifose torácica = 20 a 40 graus, Lordose lombar = 31 a 79 graus).
Onde inicia a coluna vertebral?
Inicia bem abaixo do crânio e termina no topo da coluna torácica. A coluna cervical tem o formato de um C invertido (curva lordótica) e é muito mais móvel do que as regiões torácica ou lombar.
Como saber se a coluna é anormal?
- Consulte um especialista médico. Se receber um teste de escoliose positivo ou tem razões para crer que a curvatura de sua coluna é anormal em algum quesito, procure um especialista médico. Um cirurgião ortopedista examinará cuidadosamente a sua coluna, e possivelmente tirará raios-X para entender melhor o problema.
Como eles podem examinar a coluna?
- Eles podem examinar a coluna em busca de quaisquer anormalidades, inclusive curvaturas inadequadas, movimentos restritos ou músculos rígidos. Embora seja normal a presença de alguma curvatura frontal na região torácica ou central da coluna, a curvatura excessiva leva à hipercifose, ou acorcundamento.
Quais são as curvaturas de uma coluna normal?
- Uma coluna normal tem quatro curvaturas importantes. Para ter uma boa postura, é necessário que estas curvaturas sejam sempre preservadas. 1 – Uma curvatura cervical projetada um pouco para frente; 2 – Uma curvatura torácica projetada para trás; 3 – Uma curvatura lombar projetada para frente;
Quais são as patologias mais comuns na coluna?
- Um cirurgião ortopedista examinará cuidadosamente a sua coluna, e possivelmente tirará raios-X para entender melhor o problema. O especialista buscará por patologias relativamente comuns, como osteoartrite, osteoporose e hérnia de disco — todas capazes de levar a curvaturas e biomecânicas vertebrais anormais.