O que é uma associação em série?
Índice
- O que é uma associação em série?
- O que é uma associação de resistores em série?
- Como calcular associação em série?
- O que é um circuito em série?
- Quais são as principais características de uma associação em série?
- Quais são as características de uma associação de resistores em série?
- É um exemplo de associação de resistores em série?
- Como calcular DDP de um circuito em série?
- Qual a equação de uma associação série de resistores?
- Quais são as propriedades da Associação em série?
- Quais os tipos de associação?
- Como funciona a Associação em paralelo?
- Como é feita uma ligação em série?

O que é uma associação em série?
A associação em série é uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos ou eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados. Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria de 9 V.
O que é uma associação de resistores em série?
Quando os resistores são ligados em série, o potencial que é aplicado sobre os terminais do circuito é distribuído entre as resistências, em outra palavra, toda a tensão aplicada cai gradativamente ao longo de um circuito que é constituído por resistores em série.
Como calcular associação em série?
Entenda o que isso significa.
- A fórmula para calcular um total de n resistores ligados em série é: Req = R1 + R2 + .... Rn Isto é, os valores das resistências dos resistores ligados em série são simplesmente somados. ...
- Neste exemplo, R Ω and RΩ são ligados em série. Req = 1 Ω = 400 Ω
O que é um circuito em série?
Um circuito elétrico em série é aquele onde se liga mais de uma carga, em série, e no mesmo circuito elétrico umas com as outras. Essas cargas são ligadas por meios de condutores elétricos, sendo uma na ponta da outra, ou ainda diretamente ligadas, dependendo do circuito elétrico em série a ser montado.
Quais são as principais características de uma associação em série?
Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes. ... Uma característica muito importante da associação de resistores em série é que todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica.
Quais são as características de uma associação de resistores em série?
Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes. ... Uma característica muito importante da associação de resistores em série é que todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica.
É um exemplo de associação de resistores em série?
Na associação em série, a corrente elétrica é igual para todos os resistores. ... Tal lei nos informa que a queda de tensão elétrica total no circuito (UT), medida em volts (V), é dada pela soma das quedas de tensão individuais (U1, U2 e U3), provocadas pelas resistências de cada um dos resistores (R1, R2 e R3).
Como calcular DDP de um circuito em série?
2 – A diferença de potencial nos terminais da associação em série é igual à soma das diferenças de potencial medidas entre os terminais de cada um dos resistores associados, isto é, a ddp total aplicada através de um circuito em série divide-se entre os dispositivos elétricos individuais, de modo que a soma das quedas ...
Qual a equação de uma associação série de resistores?
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. ... - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .
Quais são as propriedades da Associação em série?
- Em uma associação em série, dois ou mais dispositivos são ligados de forma que a corrente elétrica tenha um único caminho a seguir. Abaixo veremos algumas propriedades da associação de resistores em série. Mas, primeiramente, vamos considerar uma associação em série de n resistores com resistências elétricas R1, R2, R3 ...
Quais os tipos de associação?
- Há três tipos de associação: em paralelo, em série e mista. Ao analisar um circuito, podemos encontrar o valor do resistor equivalente, ou seja, o valor da resistência que sozinha poderia substituir todas as outras sem alterar os valores das demais grandezas associadas ao circuito.
Como funciona a Associação em paralelo?
- Na associação em paralelo, a corrente elétrica é dividida entre os diferentes ramos do circuito. A associação em paralelo é obtida quando os resistores são ligados de modo que a corrente elétrica divide-se ao passar por eles.
Como é feita uma ligação em série?
- Na ligação em série, todos os elementos ligados estão conectados no mesmo ramo do circuito, de modo que o terminal de um dos resistores está diretamente ligado ao terminal do próximo resistor. A figura a seguir mostra como é feita uma ligação em série e como essa ligação é representada: