Como funciona uma audiência no Juizado Especial Cível?
Índice
- Como funciona uma audiência no Juizado Especial Cível?
- Como funciona a audiência de instrução e julgamento no Juizado Especial?
- Pode ir só o advogado na audiência de conciliação JEC?
- O que é julgado no Juizado Especial Cível?
- Quando deve ser apresentada a contestação no Juizado Especial Cível?
- Quem deve comparecer na audiência de conciliação?
- Quais as demandas que podem ser ajuizados no JEC?
- Qual a finalidade da audiência dos Juizados Especiais?
- Como fazer uma audiência de conciliação no Juizado Especial?
- Por que a audiência de instrução e julgamento?
- Qual o passo a passo para preparar uma audiência?

Como funciona uma audiência no Juizado Especial Cível?
A audiência una nos juizados especiais cíveis, são agendadas no ato da distribuição da queixa ou da petição inicial, ficando a parte autora ciente da data, hora e juízo designado no momento de sua interposição.
Como funciona a audiência de instrução e julgamento no Juizado Especial?
Na Audiência de Instrução e Julgamento, perante o MM. Juiz de Direito, o réu apresentará sua defesa e os documentos de que dispuser. Logo a seguir, se necessário, prestarão depoimento pessoal o(a) Sr(a). e o réu, seguindo-se a oitiva das testemunhas de ambas as partes.
Pode ir só o advogado na audiência de conciliação JEC?
Na sessão de conciliação, um dos consumidores não pode se apresentar, comparecendo apenas o advogado (com poderes inclusive para transigir) e o outro consumidor.
O que é julgado no Juizado Especial Cível?
Os Juizados Especiais Cíveis servem para conciliar, julgar e executar causas de menor complexidade, que não exceda 40 salários mínimos, tais como: ações de despejo para uso próprio; possessórias sobre bens imóveis; de arrendamento rural e de parceria agrícola; de cobrança ao condômino de quaisquer quantias devidas ao ...
Quando deve ser apresentada a contestação no Juizado Especial Cível?
15 dias Segundo o art. 355 do Código de Processo Civil, a contestação deveria ser apresentada, em regra, dentro de 15 dias úteis após a audiência de mediação ou conciliação. Por outro lado, o Enunciado nº 10 do FONAJE prevê que a contestação poderá ser apresentada até a audiência de instrução e julgamento.
Quem deve comparecer na audiência de conciliação?
Artigos JurídicosQuem deve comparecer a Audiência de Conciliação? No procedimento comum cível é obrigatória a presença da parte autora e da parte ré. Também é obrigatória a presença de seus advogados.
Quais as demandas que podem ser ajuizados no JEC?
9.099/95 relaciona quais as ações que poderão ser ajuizadas no Juizado Especial Cível, sendo as mais comuns: danos causados em acidente de trânsito, cobrança de cheque sem fundos ou outro título de crédito, cobrança de taxas de condomínio, cobrança de honorários de profissionais liberais (advogados, engenheiros, ...
Qual a finalidade da audiência dos Juizados Especiais?
- A audiência una dos juizados especiais tem o principal objetivo de cumprir com os princípios que regem o rito dos juizados especiais, baseados na Oralidade, Simplicidade, Informalidade, Economia Processual e Celeridade, objetivando, sempre que possível, a conciliação ou a transação.
Como fazer uma audiência de conciliação no Juizado Especial?
- Como já falado, as audiências de conciliação no Juizado Especial Cível não têm tantas regras definidas. Por isso, sempre que houver dúvida sobre qualquer procedimento, não hesite em pedir prazo para manifestar ou corrigir algo, justificando a sua necessidade. Peça para esse ato constar em ata.
Por que a audiência de instrução e julgamento?
- Na audiência de instrução e julgamento existe a produção de provas, ou seja, é o momento em que as partes são ouvidas, bem como suas testemunhas. Essa é a primeira informação que o advogado ou advogada precisa confirmar ao ter conhecimento de um processo judicial no JESP.
Qual o passo a passo para preparar uma audiência?
- Algumas dúvidas e inseguranças podem surgir quando vamos nos preparar para uma audiência. O passoapasso a seguir é uma boa forma de relembrar o procedimento no Juizado Especial Cível e garantir um bom desempenho em audiência.