Como identificar disfagia?
Índice
- Como identificar disfagia?
- Qual médico trata de disfagia?
- O que é disfagia esofágica?
- O que a disfagia pode causar?
- O que é disfagia leve?
- O que caracteriza a disfagia orofaríngea?
- Como é tratada a disfagia?
- Como tratar disfagia Esofagica?
- O que é bom para disfagia?
- O que fazer em caso de disfagia?
- Como é a consulta com psiquiatra?
- Quais são os possíveis diagnósticos do psiquiatra?
- Como a consulta com o psiquiatra vai além do quadro clínico?
- Posso Te encaminhar para a primeira consulta com um psiquiatra?

Como identificar disfagia?
Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem),” ressalta a doutora.
Qual médico trata de disfagia?
E um Otorrinolaringologista pode ser também necessário para exame específico da deglutição, pois é importante eliminar outros fatores que possam estar agravando a disfagia. Uma boa Fonoaudióloga saberá fazer os encaminhamentos necessários. Procure logo ajuda para o caso não se agravar.
O que é disfagia esofágica?
Disfagia esofágica: condição caracterizada pela dificuldade de passagem do alimento depois do processo de deglutição.
O que a disfagia pode causar?
Refere-se a um sufocamento ou tosse ao tentar engolir, ou sensação de alimento ou líquido descendo pela traqueia ou subindo pelo nariz. A disfagia orofaríngea pode levar à pneumonia. As causas incluem doenças neurológicas (Parkinson, Esclerose Múltipla, etc), divertículo de Zenker e câncer.
O que é disfagia leve?
Disfagia Leve: o controle do bolo alimentar pode estar atrasado e lento, porém, sem sinais de penetração laringeal (ausência de tosse e ausência de alteração na qualidade vocal após deglutição).
O que caracteriza a disfagia orofaríngea?
Disfagia Orofaríngea é a dificuldade de engolir, seja alimento, secreção e medicamento, considerando desde o momento de retirada do alimento do talher até a passagem desse alimento pela faringe.
Como é tratada a disfagia?
O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia.
Como tratar disfagia Esofagica?
O tratamento para a disfagia esofágica depende da causa que está na sua origem, mas pode ser feito com a ingestão de remédios inibidores da produção de ácido, em pessoas com refluxo gastroesofágico, com corticoides em casos de esofagite eosinofílica e relaxantes musculares, em pessoas que têm espasmos do esófago.
O que é bom para disfagia?
Aqui estão cinco outros tratamentos ou remédios naturais para disfagia.
- Mude sua postura. Ajustes posturais são mudanças na postura da cabeça e no corpo que podem ser recomendadas para reduzir os resíduos ou a aspiração. ...
- Tente acupuntura. ...
- Praticar exercícios orais. ...
- Beba líquidos pesados. ...
- Altere sua dieta.
O que fazer em caso de disfagia?
O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia.
Como é a consulta com psiquiatra?
- Como é a consulta com psiquiatra? A psiquiatria é uma especialidade médica dedicada à saúde mental, considerando disfunções e sofrimentos que se manifestam em qualquer pessoa, em diversos momentos da vida. Muitas pessoas podem ter receio de procurar um psiquiatra por desconhecimento e até preconceito quanto a essa especialidade.
Quais são os possíveis diagnósticos do psiquiatra?
- Nesta primeira consulta, o psiquiatra pode solicitar exames variados para complementar sua investigação e já agendar um retorno. Para um diagnóstico correto, e posterior tratamento, o paciente pode passar por mais algumas consultas. Alguns dos possíveis diagnósticos investigados e levantados pelo psiquiatra são:
Como a consulta com o psiquiatra vai além do quadro clínico?
- No entanto, a consulta com o psiquiatra vai além do quadro clínico. “O médico também estará interessado na sua vida, no que está acontecendo com você e em quais são os fatores precipitantes”, diz.
Posso Te encaminhar para a primeira consulta com um psiquiatra?
- Ele pode te encaminhar para a primeira consulta com um psiquiatra, o que pode ser só a necessidade de ter uma segunda opinião sobre o caso ou então o início de um tratamento psicotrópico (com uso de medicamentos).