adplus-dvertising

Como é a cabeça de um bebê com microcefalia?

Índice

Como é a cabeça de um bebê com microcefalia?

Como é a cabeça de um bebê com microcefalia?

A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com microcefalia?

A microcefalia - doença até então pouco conhecida - tem diferentes níveis, assim como muitas origens para o problema. Alguns casos são tão leves que quase não causam complicações. Outros são tão severos que o tempo de vida varia de alguns meses até 10 anos, dependendo do acesso a cuidados médicos, entre outros fatores.

Como saber se meu bebê está com microcefalia?

A microcefalia é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm (até este ano o Ministério da Saúde adotava 33 cm, mas a medida foi alterada de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde). Portanto, o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm.

O que a microcefalia afeta?

A microcefalia pode ser acompanhada de epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala, além de problemas de visão e audição. Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal.

Quem tem microcefalia vive menos?

Ainda não se sabe ao certo quais são as complicações de longo prazo provocadas pela má formação, nem ao menos se ela reduz a expectativa de vida. Mas estudos realizados e análises de casos mostram que a qualidade de vida de uma criança que nasce com o problema é inevitavelmente prejudicada.

Por que a criança tem microcefalia?

  • Em cerca de 15% dos pacientes, porém, a microcefalia é leve e a criança pode ter um nível de inteligência normal ou bem próximo do normal. Como já referido, a microcefalia em si não é uma doença, ela é um sinal de doença. Quando uma criança tem microcefalia é preciso tentar identificar a causa por trás dessa alteração.

Por que bebês com microcefalia moderada?

  • O fato de a microcefalia variar de moderada a grave faz com que os tipos de tratamento também variem. Bebês com microcefalia moderada muitas vezes não apresentam outros problemas além do tamanho menor da cabeça. Eles precisam fazer exames de rotina para monitorar seu crescimento e desenvolvimento.

Por que A Microcefalia é uma condição comum?

  • A microcefalia não é uma condição comum. Os sistemas públicos de vigilância de malformações congênitas estimam que a ocorrência de microcefalia varie de 2 a 12 em cada 10.000 nascidos vivos nos Estados Unidos. 1 As causas da microcefalia na maioria dos recém-nascidos são desconhecidas.

Como aumentar a detecção de microcefalia?

  • Pensando em facilitar e aumentar a detecção de casos de microcefalia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a recomendar como critério para a microcefalia a simples medição com fita métrica do perímetro cefálico (circunferência do crânio), conforme ilustrado na foto que abre o artigo.

Postagens relacionadas: