adplus-dvertising

Quando o nódulo é benigno?

Índice

Quando o nódulo é benigno?

Quando o nódulo é benigno?

O que são? Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.

Porque o nódulo benigno dói?

Em geral, a maioria dos nódulos benignos na mama provocam dor ou desconforto, pois costumam ser causados por algum tipo de inflamação ou infecção no seio, ou até mesmo pela presença de pus no local (abcesso).

Quais as chances de um tumor benigno se tornar maligno?

“É raro um tumor benigno causar a morte do paciente. Entretanto alguns tumores benignos, como pólipos intestinais, podem se transformar em tumores malignos ao longo dos anos e, por esse motivo, devem prontamente ser retirados durante a colonoscopia” orienta o oncologista Rene Gansl.

Qual é a retirada de nódulo benigno da mama?

  • NODULECTOMIA: O QUE É? É a retirada de nódulo benigno da mama. Também descrita como exérese de nódulo mamário, tem o objetivo de retirar a lesão com o menor dano funcional e estético possível. Figura 1 – Anatomia da mama e de suas drenagens linfáticas. À direita um típico nódulo benigno de mama após sua retirada.

Como tratar o nódulo?

  • Como tratar o nódulo Quando existe um nódulo, mas o médico acha que não existem sinais de malignidade na mamografia, o tratamento pode ser feito apenas com mamografias regulares a cada 6 meses, para avaliar se o nódulo está crescendo. Se estiver crescendo, existe um maior risco de ser maligno e, aí, pode ser pedida uma biópsia.

Quais são os perigos dos nódulos malignos?

  • Os maiores perigos estão relacionados ao aumento de tamanho desses nódulos, causando sintomas compressivos, como disfagia (dificuldade de engolir / engasgos), disfonia (mudança da voz) e dispneia (dificuldade de respirar). Nódulos malignos, mesmo quando pequenos, podem trazer essas alterações quando invadem estruturas próximas à tireoide.

Quando o nódulo é muito doloroso?

  • Porém, quando o nódulo é muito doloroso ou tem um tamanho muito grande o ginecologista pode recomendar tomar uma pilula anticoncepcional específica para o tipo de nódulo ou fazer a aspiração do nódulo para aliviar os sintomas.

Postagens relacionadas: