O que acontece com o lixo nos lixões?
Índice
- O que acontece com o lixo nos lixões?
- Como o lixo é tratado nas cidades?
- Quais as principais consequências de lixões para o meio ambiente?
- O que são os lixões?
- Como é feito o descarte de lixos hospitalares e eletrônicos?
- Como ocorre o lixão no Brasil?
- Qual o prazo para o fim dos lixões?
- Qual a legislação específica para acabar com os lixões?
- Por que a construção de aterros e instalação de lixões?

O que acontece com o lixo nos lixões?
Nos lixões, o lixo é simplesmente depositado sobre o solo, a céu aberto, sem qualquer medida de controle ambiental ou sanitário. ... Como nos lixões o solo não é impermeabilizado, o chorume, que é o líquido formado pela degradação de compostos orgânicos, se infiltra no solo, podendo contaminar águas subterrâneas.
Como o lixo é tratado nas cidades?
O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, com estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração, que também deve conter sistemas de tratamento para os gases liberados.
Quais as principais consequências de lixões para o meio ambiente?
Principais impactos ambientais
- Contaminação do solo pelo chorume, líquido escuro e nesse caso tóxico proveniente da decomposição da matéria orgânica;
- Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo;
- Mau cheiro;
- Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças;
O que são os lixões?
O lixão é uma forma inadequada de disposição dos resíduos. É uma simples disposição dos resíduos no solo a céu aberto, sem nenhuma proteção com o meio ambiente e a saúde pública.
Como é feito o descarte de lixos hospitalares e eletrônicos?
Para tanto, seu destino é realizado mediante uma coleta de lixo hospitalar própria e realizada por caminhões específicos que os levam aos locais para incineração, ou seja, para serem queimados em altas temperaturas. Além da incineração, nalguns casos são realizados o aterramento e a radiação.
Como ocorre o lixão no Brasil?
- Aqui no Brasil, infelizmente, não é o que ocorre em grande parte dos casos e muitos municípios não possuem sistemas de coleta, tratamento e disposição final dos resíduos adequados. Embora isso venha diminuindo ao longo dos anos, os lixões ainda são uma realidade no Brasil.
Qual o prazo para o fim dos lixões?
- Como 60% dos municípios não se adequaram, o prazo para o fim dos lixões foi prorrogado para entre 20 — para capitais e municípios de regiões metropolitanas o prazo é menor, enquanto para os de fronteira e aqueles com menor número de habitantes, um pouco maior.
Qual a legislação específica para acabar com os lixões?
- Isso levou o governo a instituir em 2010 uma lei específica para acabar com os lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelecia um prazo para que os municípios brasileiros erradicassem os lixões até o ano de 2014.
Por que a construção de aterros e instalação de lixões?
- Diante de todas as considerações fica evidente que a simples construção de aterros e instalação de lixões não pode ser considerada como uma solução, é preciso encontrar maneiras menos impactantes e mais eficientes em caráter ambiental e social.