O que é depósito de lixo a céu aberto?

O que é depósito de lixo a céu aberto?
Caracteriza-se pela descarga dos resíduos sólidos sobre o solo, formando depósitos clandestinos a céu aberto. Não possuem quaisquer medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública, praticamente o inverso de aterro sanitário.
Quais são as diferenças entre lixão e aterro sanitário?
- Quais são as diferenças entre aterro sanitário e lixão? O lixão é um espaço não controlado utilizado para o despejo de resíduos. Diferentemente dos aterros sanitários, eles não são construídos pensando em diminuir os impactos ambientais ou em locais isolados.
Como funcionam os lixões sanitários?
- Diferentemente dos aterros sanitários, eles não são construídos pensando em diminuir os impactos ambientais ou em locais isolados. Os principais problemas dos lixões é a poluição do solo e da água, que propicia a proliferação de animais como ratos, escorpiões, moscas, mosquitos e baratas — que transmitem doenças à população.
Qual o prazo para o encerramento dos lixões?
- A lei também institui que os resíduos devem ter uma disposição final ambientalmente adequada em aterros sanitários, estabelecendo um prazo de quatro anos para o encerramento das atividades dos lixões que existiam no país — o que não aconteceu.
Qual a legislação dos aterros sanitários?
- Normatização e legislação dos Aterros Sanitários. Segundo a norma da ABNT NBR 8419/1992, aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais.