Como é conhecida a verruga plantar?
Índice
- Como é conhecida a verruga plantar?
- Como cauterizar verrugas plantares?
- Como tratar verruga plantar no pé?
- Quem tem olho de peixe tem o vírus HPV?
- O que são verrugas filiformes?
- Como se desenvolvem as verrugas plantares?
- Quanto Tempo é necessário para tratamento de verrugas?
- Como utilizar o ácido salicílico para tratamento das verrugas plantares?
- Como aplicar o nitrogênio líquido na verruga?

Como é conhecida a verruga plantar?
A Verruga Plantar ou popularmente conhecido como olho de peixe, são lesões cutâneas, habitualmente dolorosas, que se localizam na planta e/ou face plantar dos dedos dos pés. Elas são causadas por vírus da família “Papiloma Humano” (Human Papilloma Virus – HPV) muito frequente em crianças e adolescentes.
Como cauterizar verrugas plantares?
Realização da cauterização A 1ª delas é através de cremes ou soluções, configurando -se em um tratamento tópico. Esse tratamento é feito à base de cremes/soluções que contém ácido na composição, geralmente ácido lático ou ácido salicílico, que geralmente se apresenta em contrações de 15% a 20%.
Como tratar verruga plantar no pé?
As duas opções de tratamento mais estudadas são o ácido salicílico tópico e a crioterapia. O efeito no caso das verrugas plantares parece mais limitado do que nas verrugas em outras partes do corpo. O ácido salicílico tópico provoca exfoliação da epiderme afetada pelo vírus e também pode estimular a imunidade local.
Quem tem olho de peixe tem o vírus HPV?
O olho de peixe é um tipo de verruga que pode surgir na planta dos pés e que é causada pelo vírus HPV, mais especificamente os subtipos 1, 4 e 63. Este tipo de verruga é muito semelhante a um calo e, por isso, pode dificultar o caminhar devido à presença de dor ao pisar.
O que são verrugas filiformes?
Verrugas filiformes: são lesões finas e alongadas que se projetam para fora da epiderme da face, pescoço, pálpebras e lábios especialmente nas pessoas mais velhas. Verrugas anogenitais ou condilomas acuminados: essas verrugas podem ser precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo do útero e de pênis.
Como se desenvolvem as verrugas plantares?
- As verrugas plantares não se desenvolvem tanto para o exterior como as verrugas de outras partes do corpo (por ex. na mão). No pé isto acontece devido à pressão exercida pelo peso do corpo. É desaconselhado o autotratamento ou tratamento em casa sem supervisão do médico ou do podologista.
Quanto Tempo é necessário para tratamento de verrugas?
- Geralmente, para verrugas pequenas é necessária 1 sessão de tratamento e para verrugas maiores podem ser necessárias 3 a 4 sessões. Com este tratamento, depois da verruga cair e da pele cicatrizar a pele fica lisinha e sem cicatrizes. O tratamento é eficaz?
Como utilizar o ácido salicílico para tratamento das verrugas plantares?
- Geralmente é preciso utilizar uma concentração maior, entre 15 a 40% para tratamento das verrugas plantares, uma vez que são áreas mais queratinizadas, portanto com maior espessura da pele. O ácido salicílico está disponível em forma líquida, pomada, almofada (pad) e adesivo (patch).
Como aplicar o nitrogênio líquido na verruga?
- Antes do tratamento, as verrugas muito espessas devem ser raspadas. A aplicação do nitrogênio líquido pode ser através de spray ou com chumaço de algodão embebido no produto. O objetivo é criar uma área congelada por cima da verruga e em aproximadamente 2 mm de pele saudável circundante, que desaparece após 30 a 60 segundos.