Como funciona o vírus da raiva?
Índice
- Como funciona o vírus da raiva?
- Qual é o nome do vírus da raiva?
- Como o vírus da raiva chega ao SNC?
- Por que a raiva é tão letal?
- Qual é o principal transmissor da raiva?
- Porque o vírus da raiva é tão letal?
- Qual a origem do vírus da raiva?
- Quem é capaz de transmitir o vírus da raiva ao ser humano?
- Por que a raiva é transmitida?
- Qual a circulação do vírus da raiva no sangue?

Como funciona o vírus da raiva?
Como o vírus da raiva atua no organismo Uma vez inoculado, o vírus começa a se multiplicar no ponto de inoculação, atingindo o sistema nervoso periférico mais próximo. Uma vez no sistema nervoso, ele migra para o Sistema Nervoso Central – SNC (medula espinhal e cérebro) protegido pela camada de mielina.
Qual é o nome do vírus da raiva?
Descrição: A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que acomete mamíferos, inclusive o homem. O microrganismo envolvido é o vírus do gênero Lyssavirus, família Rabhdoviridae.
Como o vírus da raiva chega ao SNC?
O vírus da raiva se liga a receptores nicotínicos de acetilcolina na junção neuromuscular32. O vírus se desloca para o sistema nervoso central (SNC) dentro de axônios motores e axônios sensoriais por meio do transporte axonal retrógrado rápido a uma taxa de 12 -100 mm por dia29,34,47.
Por que a raiva é tão letal?
Esse vírus pode infectar o tecido nervoso e por isso consegue ser tão letal. Quando algum animal raivoso morde uma pessoa, ele deposita saliva infectada com vírus no interior do músculo e tecidos adjacentes, como o tecido conjuntivo.
Qual é o principal transmissor da raiva?
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Porque o vírus da raiva é tão letal?
Esse vírus pode infectar o tecido nervoso e por isso consegue ser tão letal. Quando algum animal raivoso morde uma pessoa, ele deposita saliva infectada com vírus no interior do músculo e tecidos adjacentes, como o tecido conjuntivo.
Qual a origem do vírus da raiva?
- A raiva é uma zoonose viral (vírus transmitido por animais) que ataca o sistema nervoso e leva à morte em praticamente 100% dos casos. Existem mais de 10 sorotipos do vírus da Raiva, capazes de causar doenças em humanos. Todos os mamíferos podem se infectar pela Raiva, mas nem todos conseguem transmiti-la ao ser humano
Quem é capaz de transmitir o vírus da raiva ao ser humano?
- O único pequeno roedor capaz de transmitir o vírus da Raiva a humano é a marmota. Demais pequenos roedores (ratinhos, ratos de esgoto, ratazanas, porquinhos da índia, coelhos, lebres, etc) se infectados, morrem antes de conseguir transmitir o vírus ao ser humano.
Por que a raiva é transmitida?
- A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença.
Qual a circulação do vírus da raiva no sangue?
- Não há grande circulação do vírus da Raiva no sangue (viremia): o vírus circula principalmente pelo sistema nervoso. Uma vez inoculado, o vírus começa a se multiplicar no ponto de inoculação, atingindo o sistema nervoso periférico mais próximo.