Como se pega a doença psoríase?
Índice
- Como se pega a doença psoríase?
- Como saber se você tem psoríase?
- O que pode piorar a psoríase?
- O que fazer para controlar a psoríase?
- Qual é a melhor pomada para psoríase?
- Quando a psoríase ataca?
- Como é a psoríase?
- Como a psoríase pode desencadear outras doenças?
- Quando a psoríase desaparece?
- Por que a psoríase pode ser agravada?

Como se pega a doença psoríase?
Psoríase não é contagiosa: Não se sabe ainda o que provoca a psoríase. As causas estão relacionadas a questões genéticas, imunológicas, ambientais e psicológicas. Mas uma certeza você pode ter: a psoríase não é contagiosa. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama.
Como saber se você tem psoríase?
Sintomas
- Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
- Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões;
- Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
- Coceira, queimação e dor;
- Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;
- Inchaço e rigidez nas articulações.
O que pode piorar a psoríase?
O estresse emocional é um dos fatores mais comumente implicados na exacerbação da doença, e de modo geral, as infecções bacterianas e virais.
O que fazer para controlar a psoríase?
O tratamento da psoríase pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas anti-inflamatórias, que diminuem a coceira e mantém a pele devidamente hidratada. Expôr a área afetada ao sol logo pela manhã ou ao final da tarde sem protetor solar também ajuda a controlar as lesões.
Qual é a melhor pomada para psoríase?
Os mais utilizados normalmente são:
- Cremes hidratantes mais espessos ou vaselina;
- Cremes com vitamina D, alcatrão ou retinol;
- Pomadas com corticoides, como a dexametasona ou hidrocortisona por exemplo.
Quando a psoríase ataca?
A psoríase é uma doença autoimune, inflamatória e não contagiosa da pele. O próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as células dermatológicas por algum motivo, causando lesões. Ela acomete todas as faixas etárias e os dois sexos, mas é mais comum em adultos jovens.
Como é a psoríase?
- "A psoríase é um doença que pouca gente sabe ao certo como é, mas quem a vê fica constrangido e quem a possui procura escondê-la. Provoca a formação de placas avermelhadas e com escamas esbranquiçadas de pele, que a deixam grossa", explica o dermatologista e diretor do Centro Brasileiro de Psoríase, dr. Cid Yazigi Sabbag.
Como a psoríase pode desencadear outras doenças?
- A psoríase pode desencadear outras doenças? Sim. Apesar de não parecer haver relação alguma, a psoríase podem estar relacionada ao surgimento de outras doenças, como hipertensão. Muitos pacientes também podem sofrer de depressão devido ao estigma ocasionado pelas lesões.
Quando a psoríase desaparece?
- A psoríase é uma doença crônica que pode ser controlada com tratamento. No entanto, os sintomas podem desaparecer por algum tempo e depois retornar. Não é possível prever com certeza quando as crises irão se manifestar. A psoríase passa por ciclos, aparentemente aleatórios, de melhora e piora dos sintomas.
Por que a psoríase pode ser agravada?
- No caso de pessoas com obesidade, esse tipo de psoríase pode ser agravado; da mesma forma quando há sudorese excessiva e atrito na região. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, este tipo da doença é mais comum entre crianças e jovens com menos de 30 anos.