O que é infecção por Bartonella?
Índice
- O que é infecção por Bartonella?
- Qual o tratamento para Bartonella?
- O que pode causar um arranhão de gato?
- Para que serve exame Bartonella?
- O que é uma linfadenite?
- Quais os sintomas da esporotricose?
- O que fazer após arranhadura de gato?
- Como saber se o gato tem Bartonella Henselae?
- O que fazer quando levar um arranhão de gato?
- Quando se preocupar com arranhão de gato?

O que é infecção por Bartonella?
(Febre da Arranhadura do Gato) Doença da arranhadura do gato é uma infecção provocada por bactérias Gram-negativas Bartonella henselae. Os sintomas são pápula local e linfadenite regional. O diagnóstico é clínico e confirmado por meio de biópsia ou testes sorológicos.
Qual o tratamento para Bartonella?
Antibióticos betalactâmicos como penicilinas e cefalosporinas não apresentam ação contra a Bartonella henselae. O tratamento de escolha são medicamentos macrolídeos como azitromicina e eritromicina, podendo ainda ser utilizadas doxicilina, rifampicina, sulfametoxazol+trimeprim e quinolonas.
O que pode causar um arranhão de gato?
A doença do arranhão de gato é uma infecção causada pela bactéria Gram-negativaBartonella henselae e transmitida por um arranhão ou mordida de um gato infectado, causando, com frequência, a formação de um caroço com uma crosta e inchaço dos linfonodos.
Para que serve exame Bartonella?
A sorologia é útil para o diagnóstico rápido de infecção pela Bartonella, especialmente no contexto da doença da arranhadura do gato, visto que o isolamento em cultura tem baixa sensibilidade devido à característica insidiosa do agente.
O que é uma linfadenite?
A linfadenite é a infecção de um ou mais linfonodos que, geralmente, incham e ficam mais sensíveis.
Quais os sintomas da esporotricose?
Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.
O que fazer após arranhadura de gato?
O tratamento da doença da arranhadura do gato é feito com antibióticos como Amoxicilina, Ceftriaxona, Clindamicina, de acordo com a orientação do médico para que a bactéria consiga ser eliminada de forma eficaz.
Como saber se o gato tem Bartonella Henselae?
Caso ele adoeça, poderão ser identificados sinais clínicos variados como, por exemplo:
- Apatia (moleza, desinteresse);
- Febre;
- Anorexia (para de comer);
- Mialgia (dor muscular);
- Estomatite (inflamação na mucosa oral);
- Anemia;
- Perda de peso;
- Uveíte (inflamação na íris — olho);
O que fazer quando levar um arranhão de gato?
Alguns aspectos devem ser levados em consideração como local da ferida, profundidade da ferida. Basicamente, se ele desaparecer, morrer ou adoecer, procure um centro especializado em vacina anti-rábica para profilaxias. Se for face, mãos e pés, já precisa de avaliação para iniciar vacinas!
Quando se preocupar com arranhão de gato?
Assim, uma mordidela ou arranhão que não cicatrize e cuja ferida esteja a piorar e/ou uma febre que não desapareça ao fim de dois dias (depois de um contacto deste tipo com um gato) são sinais de alerta que devem levar a pessoa a procurar ajuda médica.