Como ocorre a transmissão da Giardíase?
Índice
- Como ocorre a transmissão da Giardíase?
- O que é bom para giárdia?
- Quais animais pegam giárdia?
- Como diagnosticar Giardiase?
- Quem é o vetor da giardíase?
- O que o verme Giardia pode causar?
- O que é giárdia em animal?
- É possível pegar giárdia de cachorro?
- Qual exame de fezes detecta Giardia?
- Quais são os meios de transmissão da Giardia?
- Por que a giardíase é transmitida pela boca?
- Qual a maneira mais comum de se infectar com giardíase?
- Qual o período de incubação para giardíase sintomática?

Como ocorre a transmissão da Giardíase?
A Giardíase é uma infecção causada pelo protozoário Giardia lamblia, que pode acontecer devido à ingestão dos cistos desse parasita presentes em água, alimentos ou objetos contaminados.
O que é bom para giárdia?
Os medicamentos mais usados para o tratamento de giardíase são:
- Albentel.
- Annita.
- Benzoilmetronidazol.
- Flagyl.
- Flagyl Pediátrico.
- Helmizol (comprimido)
- Helmizol (suspensão)
- Metronidazol.
Quais animais pegam giárdia?
Como reconhecer a giárdia em cães e gatos Uma das principais dificuldades em identificar a giárdia em cães e gatos é que ela se manifesta principalmente através da diarreia. Por isso, é comum que seja confundida com doenças de menor gravidade, o que contribui para a evolução do quadro.
Como diagnosticar Giardiase?
O principal diagnóstico é feito por meio do exame parasitológico de fezes. Geralmente, devem ser colhidas 3 amostras em dias alternados.
Quem é o vetor da giardíase?
A giardíase é transmitida por meio de alimentos e água contaminados com cistos do protozoário. Portanto, os locais em que o saneamento básico (esgoto, água tratada, etc.) é inexistente ou precário, a chance da doença se proliferar é bem maior.
O que o verme Giardia pode causar?
A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.
O que é giárdia em animal?
A giardíase é uma doença parasitária de distribuição mundial, que atinge cães e outras diversas espécies animais. Esta zoonose é causada por um protozoário e resulta da ingestão acidental de cistos presentes nas fezes, nos alimentos e na água contaminada.
É possível pegar giárdia de cachorro?
A doença pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário. Os cistos também podem ser encontrados nos pelos dos animais.
Qual exame de fezes detecta Giardia?
Foi verificado que é possível diagnosticar a giardíase através de exame de fezes rea lizado pelo método de Kato-Katz, hoje bastante utilizado no Brasil. Todavia, para reco nhecimento da protozoose em questão, a eficácia do processo da centrífugo-fiutuação em sulfato de zinco mostrou-se maior.
Quais são os meios de transmissão da Giardia?
- Falarei especificamente dos meios de transmissão mais abaixo. Após a ingestão do cisto, a Giardia, no intestino delgado, se transforma na forma trofozoíta, tornando-se organismos flagelados que medem apenas 15 micrômetros (0,015 milímetros).
Por que a giardíase é transmitida pela boca?
- Como já dito, a giardíase é transmitida pela via fecal-oral. Qualquer situação em que os cistos de Giárdia liberados nas fezes alcancem a boca de outras pessoas, causará a contaminação. Alguns exemplos: Beber ou banhar-se em águas contaminadas (leia: DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA).
Qual a maneira mais comum de se infectar com giardíase?
- TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) A maneira mais comum de se infectar com giardíase é depois de engolir água contaminada.
Qual o período de incubação para giardíase sintomática?
- O período usual de incubação para giardíase sintomática é de uma a duas semanas, porém, pode variar de um a 45 dias. Entretanto, até 60 porcento das pessoas expostas à infecção permanecem assintomáticas.