Como se contrai a doença fogo selvagem?
Índice
- Como se contrai a doença fogo selvagem?
- O que provoca a doença fogo selvagem?
- Como tratar a doença fogo selvagem?
- Como se pega pênfigo?
- O que causa o pênfigo bolhoso?
- Qual o tratamento para pênfigo?
- O que causa Pênfigo Foliaceo?
- Quais os sintomas de pênfigo?
- São sinais e sintomas do pênfigo bolhoso?

Como se contrai a doença fogo selvagem?
Fogo selvagem não é contagioso. Fogo selvagem é o nome popular do pênfigo foliáceo. Essa doença é uma desordem autoimune causada pelo desequilíbrio nos anticorpos produzidos pela pessoa que não reconhecem as células sãs e as atacam. Com isso, algumas lesões começam a surgir na pele e mucosa.
O que provoca a doença fogo selvagem?
Possíveis causas O fogo selvagem é uma doença autoimune em que o sistema imunológico reage contra as células da pele ou da mucosa, atacando e destruindo estas células como se fossem estranhas ao organismo, o que leva ao aparecimento de bolhas e feridas.
Como tratar a doença fogo selvagem?
O tratamento para fogo selvagem (pênfigo) tem como objetivo reverter o processo de auto agressão dos anticorpos na pele, evitando a formação de bolhas. Inicialmente, são ministradas doses elevadas de corticosteróides por via oral, que vão sendo reduzidas aos poucos, à medida que as lesões desaparecem.
Como se pega pênfigo?
Dessa forma, o pênfigo não é contagioso, pois não é causado por nenhum vírus ou bactéria. No entanto, se as feridas das bolhas ficarem infeccionadas, é possível transmitir essas bactérias para outra pessoa que entre em contacto direto com as feridas, podendo levam ao surgimento de uma irritação na pele.
O que causa o pênfigo bolhoso?
O penfigoide bolhoso é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca a pele e provoca bolhas. As pessoas desenvolvem bolhas grandes e pruriginosas, com áreas de pele inflamada.
Qual o tratamento para pênfigo?
O tratamento do pênfigo vulgar visa diminuir a produção de autoanticorpos patogênicos. A base do tratamento é corticoides sistêmicos. Alguns pacientes com poucas lesões podem responder à prednisona oral, 20 a 30 mg, uma vez ao dia, mas a maioria requer inicialmente 1 mg/kg, uma vez ao dia.
O que causa Pênfigo Foliaceo?
Pênfigo foliáceo é um distúrbio bolhoso autoimune em que a falta de adesão na epiderme superficial resulta em erosões cutâneas. O diagnóstico é por biópsia cutânea e imunofluorescência direta. O tratamento depende da gravidade da doença, sendo feito com corticoide tópico ou sistêmico.
Quais os sintomas de pênfigo?
Os principais sintomas do pênfigo vulgar são formação de bolhas ou feridas que, geralmente, começam na boca ou na garganta e muitas vezes são confundidas com aftas, mas que em seguida podem surgir na pele e nas mucosas como nariz, olhos, órgãos genitais, ânus ou esôfago.
São sinais e sintomas do pênfigo bolhoso?
Sinais e sintomas Prurido é o primeiro sintoma de penfigoide bolhoso. Pode não ocorrer lesão de pele durante vários anos. Bolhas podem se desenvolver na pele de aparência normal ou podem ser precedidas por placas eritematosas ou com aparência de urticária.