Como se transmite anemia infecciosa equina?
Índice
- Como se transmite anemia infecciosa equina?
- Como detectar anemia infecciosa equina?
- Tem vacina para anemia infecciosa equina?
- Quais as formas de transmissão mais comuns da AIE entre equídeos?
- Por que a anemia infecciosa equina é conhecida como a doença dos p Ntanos?
- Como é feito o exame de anemia equina?
- Quais são os sintomas da anemia em cavalos?
- Qual o tratamento para equinos com anemia infecciosa equina?
- Como acabar com anemia em cavalo?
- Qual é a Anemia Infecciosa Equina?
- Qual a doença mais perigosa para o equino?
- Como o vírus pode ser encontrado na corrente sangüínea de animais?

Como se transmite anemia infecciosa equina?
A anemia infecciosa equina é causada por um vírus semelhante ao da AIDS, mas com uma diferença: sua principal via de transmissão não é a sexual. Entre os equídeos, o vírus se propaga pelo contato com o sangue contaminado. A AIE não infecta humanos, mas causa sérias complicações aos animais.
Como detectar anemia infecciosa equina?
A anemia infecciosa equina é geralmente confirmada por sorologia. Uma vez que um animal é infectado, ele se torna um portador para toda a vida. Os dois testes sorológicos mais comuns de serem usados são o teste da imunodifusão em ágar gel (IDGA ou Coggins) e ensaios imunoenzimáticos (ELISAs).
Tem vacina para anemia infecciosa equina?
A Anemia Infecciosa Eqüina ou AIE é uma doença de evolução lenta causada por um vírus que ataca os cavalos, jumentos, burros e mulas de qualquer idade. A AIE tem cura? Não existe cura nem vacina contra essa doença, por isso, a prevenção e a conscientização são as maneiras mais eficazes de combater a doença.
Quais as formas de transmissão mais comuns da AIE entre equídeos?
A transmissão da doença ocorre principalmente pela transferência de sangue e seus derivados de equídeos infectados para animais sadios, sendo que outras formas menos frequentes incluem as transmissões transplacentária, pelo colostro e sêmen (Nociti et al. 2008.
Por que a anemia infecciosa equina é conhecida como a doença dos p Ntanos?
É conhecida também como febre dos pântanos ("swamp fever"), porque nas áreas pantanosas a população de insetos hematófagos, vetores naturais da natureza, é muito grande e os animais ficam mais expostos à contaminação.
Como é feito o exame de anemia equina?
Existe legislação por programas oficiais de controle de sanidade equina em todos os países já que é uma doença de declaração obrigatória. O ensaio sorológico de referencia é a imunodifusão em gel de Agar (IDGA) considerado pela OIE (Organização Mundial da Saúde Animal) como o Golden teste para Anemia Infecciosa Equina.
Quais são os sintomas da anemia em cavalos?
Alguns sintomas que podem ser observados são febre alta, depressão, letargia, abdômen inchado, perda de apetite, fraqueza, pêlo e crina perdendo o brilho.
Qual o tratamento para equinos com anemia infecciosa equina?
TRATAMENTO: Não há tratamento efetivo ou vacina para a doença. O animal infectado torna-se portador permanente da doença, sendo fonte de infecção.
Como acabar com anemia em cavalo?
Como tratar? A dieta do equino deve ser rica em ferro, proteína, e outras vitaminas e minerais essenciais. É importante cuidar das lesões para que a perda de sangue não cause anemia também. O animal deve ser poupado de esforços, deixando que ele descanse pelo tempo determinado pelo médico veterinário.
Qual é a Anemia Infecciosa Equina?
- Anemia infecciosa equina ou febre do pântano é uma doença bastante conhecida pelos proprietários de cavalos. Ela já causou inúmeras mortes e prejuízos em criações, e também já foi motivo de proibições do trânsito de animais em todo o mundo, sobretudo para eventos.
Qual a doença mais perigosa para o equino?
- ANEMIA INFECCIOSA EQUINA (AIE) 1- Conceito: É uma doença incurável e pode provocar febre, anemia, emagrecimento e até a morte dos equinos acometidos. A AIE pode manifestar-se de três formas: Aguda, crônica e inaparente (forma mais perigosa, pois animais tem a doença e são aparentemente saudáveis).
Como o vírus pode ser encontrado na corrente sangüínea de animais?
- Contudo, o vírus pode ser encontrado na corrente sangüínea de animais sem provocar sintomas.