Como se prevenir da hanseníase?
Índice
- Como se prevenir da hanseníase?
- Como a lepra é transmitida?
- Qual é o agente causador da difteria?
- Como a hanseníase afeta a pele?
- Quais são os sintomas da hanseníase?
- Qual o período de incubação da hanseníase?
- Quais são os exames para confirmação da hanseníase?
- Como o SUS oferece tratamento para a doença?

Como se prevenir da hanseníase?
Como é possível prevenir-se? Através do diagnóstico precoce, tratamento e educação sanitária (exame precoce dos contatos intradomiciliares) e vacinação pela BCG.
Como a lepra é transmitida?
O primeiro e principal sintomas da lepra é o aparecimento de manchas planas ou elevadas, do tipo arredondada, de cor mais clara que a pele, que podem se espalhar pelo corpo. Estas manchas podem afetar as sobrancelhas e os cílios e algumas vezes podem tornar-se avermelhadas.
Qual é o agente causador da difteria?
A difteria é causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, que se hospeda na própria pessoa doente ou no portador, ou seja, aquele que tem a bactéria no organismo e não apresenta sintomas.
Como a hanseníase afeta a pele?
O bacilo de Hansen atua afetando a pele e os nervos periféricos. Como consequência, a doença leva a lesões na pele com alterações na sensibilidade e também a problemas relacionados com a força muscular. Se não tratada precocemente, pode levar a complicações graves e, muitas vezes, incapacitantes.
Quais são os sintomas da hanseníase?
- Quais são os sintomas da hanseníase? A hanseníase se manifesta por meio de manchas claras, avermelhadas ou escuras, que não são vistas facilmente. Os limites dessas manchas são irregulares e a sensibilidade no local fica alterada. No local das lesões, também ocorre queda de pelos e não há transpiração.
Qual o período de incubação da hanseníase?
- Tocar a pele do paciente não representa risco significativo de transmissão da hanseníase. Cerca de 90% da população têm defesa contra a doença. O período de incubação (tempo entre a aquisição da doença e da manifestação dos sinais e sintomas) varia de seis meses a cinco anos.
Quais são os exames para confirmação da hanseníase?
- Os principais exames para confirmação da hanseníase são: 1 Exame baciloscópico de esfregaço cutâneo biópsia cutânea 2 Pesquisa do DNA da bactéria em fragmentos de tecido (PCR) 3 Pesquisa de anticorpos anti-PGL-1 no sangue (exame só disponível em laboratórios de pesquisa) More ...
Como o SUS oferece tratamento para a doença?
- Para isso, o SUS oferece tratamento para a doença e o sistema de saúde também atua com ações de a detecção precoce de casos e o exame de contatos, com o intuito de prevenir as incapacidades físicas e favorecer a quebra da cadeia de transmissão.