Quais são os tipos de dislipidemia?
Índice
- Quais são os tipos de dislipidemia?
- Como classificar a dislipidemia?
- Quais são os tipos de hipertrigliceridemia?
- Quanto ao padrão laboratorial como podemos classificar a dislipidemia?
- Qual o tipo de dislipidemia mais comum?
- Como é feito o diagnóstico da dislipidemia?
- Quais são as causas de dislipidemia secundária?
- Quais são os medicamentos envolvidos na dislipidemia secundária?

Quais são os tipos de dislipidemia?
Existem 2 tipos de dislipidemias, as primárias e as secundárias. As primárias são de causa genética. As secundárias podem ser decorrentes de outras doenças – o diabetes descompensado, por exemplo – e também podem ser originadas pelo uso de medicações – diuréticos, betabloqueadores e corticoides.
Como classificar a dislipidemia?
As dislipidemias podem ser classificadas como: - Hipercolesterolemia isolada (aumento isolado do LDL colesterol); - Hipertrigliceridemia isolada (aumento isolado dos triglicerídeos); Page 6 6 - Hiperlipidemia mista (aumento do LDL colesterol e dos triglicerídeos);
Quais são os tipos de hipertrigliceridemia?
-Hipertrigliceridemia isolada: elevação isolada de triglicérides com valores acima de 150 mg/dl; -Hiperlipidemia mista: valores aumentados de ambos LDL-c e triglicérides; -HDL colesterol baixo: valores de HDL-c < 40 mg/dl em homens e 50 mg/dl em mulheres.
Quanto ao padrão laboratorial como podemos classificar a dislipidemia?
A Dislipidemia pode ser classificada de acordo o padrão laboratorial em: Hipercolesterolemia Isolada (LDL > 160mg/dl) Hipertrigliceridemia Isolada (TG > 150mg/dl, e se feito em jejum, > 175mg/dl) Hiperlipidemia Mista (LDL > 160mg/dl e TG >150mg/dl ou 175mg/dl, se em jejum)
Qual o tipo de dislipidemia mais comum?
- Hiperlipidemia mista: elevação de triglicérides e colesterol. É o tipo de dislipidemia mais comum, que acomete até 2% da população geral e está envolvida em de 30 a 50% dos casos de doenças coronárias Hipoalfalipoproteinemia: no qual o colesterol HDL é baixo (homens com valor < 40mg/dL e mulheres com valor < 50mg/dL).
Como é feito o diagnóstico da dislipidemia?
- O diagnóstico da dislipidemia é feito, laboratorialmente, medindo-se os níveis plasmáticos de colesterol total, LDL, HDL e triglicérides 5. A obesidade tem influência significativa no metabolismo lipídico e deve ser encarada como importante fator na sua interpretação e tratamento 6.
Quais são as causas de dislipidemia secundária?
- Exemplos de causas de dislipidemia secundária são: hipotireoidismo, doenças renais parenquimatosas, diabete melito. O alcoolismo também pode influenciar os níveis de LP, principalmente os triglicérides e o HDL.
Quais são os medicamentos envolvidos na dislipidemia secundária?
- O uso de medicamentos deve ser minuciosamente investigado. São os principais envolvidos nas dislipidemias secundárias: os diuréticos, os beta-bloqueadores, os anticoncepcionais, os corticosteroides e anabolizantes.