adplus-dvertising

O que pode ser feito para diminuir a gravidez na adolescência?

Índice

O que pode ser feito para diminuir a gravidez na adolescência?

O que pode ser feito para diminuir a gravidez na adolescência?

A forma mais segura de evitar a gravidez é utilizando algum método contraceptivo, como os que citamos a seguir:

  • Camisinha: Usar sempre uma nova para cada ejaculação;
  • Espermicida: Deve ser pulverizado na vagina antes do contato íntimo e deve ser sempre utilizado em conjunto com a camisinha;

Qual contribuição à escola pode dar para que haja diminuição do número de casos de gravidez na adolescência?

Se a gente cuida da saúde da família e das jovens, diminui a evasão escolar no caso de uma gravidez precoce. Elas sabem que terão acompanhamento de equipes especializadas e que os professores estarão preparados para lidar com a situação”, explica a coordenadora do programa, Raquel Turci Pedroso.

Qual é a importância das políticas públicas para a prevenção da gravidez na adolescência?

Políticas públicas e educação sexual são formas para reduzir os índices de gravidez na adolescência. “(No México), 18% dos nascimentos (…) correspondem a menores de 19 anos, em 2010 foram registrados mais de 700 mil desses nascimentos, dos quais entre 60 e 80% são consequência de gravidez não-planejada”.

Quais são os possíveis fatos que fazem a desigualdade social ser um fator que influencia o número de casos de gravidez na adolescência?

O fator econômico, a desestruturação familiar, a evasão escolar são os principais fatores que se interagem para aumentar a taxa de gestações em menores de 20 anos de idade desta população.

Por que a gravidez na adolescência continua aumentando apesar de tanta informação e diálogo?

O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.

Que ações podem ser desenvolvidas a fim de conscientizar e contribuir para a diminuição de casos de gravidez na adolescência?

Em caso de início da vida sexual, a orientação pode incluir o uso de métodos naturais e de anticoncepção, como os de barreira (camisinha), hormonais e de longa duração. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar.

Quais os principais problemas que surgem por causa de uma gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Qual a importância de prevenir a gravidez na adolescência?

Diante deste cenário de prejuízos tão significativos, faz-se necessário medidas urgentes de prevenção e conscientização. O artigo reafirma que um dos fatores mais importantes é a educação sexual integrada e compreensiva para garantir a proteção da gravidez inoportuna e prevenção de IST/HIV.

Quais são os riscos na gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Quais os fatores que contribuem para que ocorra a gravidez na adolescência?

CONCLUSÕES: os principais fatores associados à gravidez na adolescência observados foram: baixa escolaridade da adolescente, história materna de gestação na adolescência, ausência de consultas ginecológicas prévias e falta de acesso aos métodos anticoncepcionais.

Quanto mais aprende o seu filho durante a adolescência?

  • Quanto mais o seu filho conhecer os desafios que precisa enfrentar durante a adolescência, mais enriquecedora será essa fase. Dessa forma, acumulará mais experiências para enfrentar o futuro e, acima de tudo, terá menos chances de cometer erros que possam lhe trazer sérias consequências.

Quando vai mudar a sua adolescência?

  • O seu filho vai mudar quase da noite para o dia. Vai ser mais difícil comunicar com ele ou de o entender. A adolescência pode significar tempos difíceis, com a casa a tornar-se num campo de batalha do “diz que disse”, mas não há motivos para desesperar.

Como definir a adolescência enquanto adultos?

  • Faz tudo parte desta transição: para se definirem enquanto adultos, os adolescentes começam por rejeitar o que já conhecem e aproximam-se do seu grupo. When you're a teenager and your parents go away for the weekend: http://t.co/I8gKJn4NMd pic.twitter.com/E9LRH6Gvpu 3. Por estes dias, a adolescência chega cada vez mais cedo

Será que a adolescência é uma fase complicada?

  • Não há dúvida de que a adolescência é uma fase complicada por causa de todas as mudanças que implica, tanto para os jovens quanto para as suas famílias. Mas, sejamos sinceros, por trás de um adolescente insuportável, também não há alguns pais confusos?

Postagens relacionadas: