Como é feito o teste de ELISA?
Índice
- Como é feito o teste de ELISA?
- Qual a finalidade do teste de ELISA?
- Como funciona o teste de ELISA direto?
- Por que o ELISA indireto não é indicado para Pesquisa do anticorpo IgM?
- O que é o teste ELISA?
- Quais doenças é detectado pelo teste de ELISA?
- O que é o exame de ELISA?
- Como é feito o teste de Elisa?
- Quais são os tipos principais de Elisa?
- Qual o protocolo de calibração do ELISA?
- Quais são os kits ELISA competitivos?

Como é feito o teste de ELISA?
O método utilizado para realizar o teste baseia-se na interação antígeno-anticorpo. Geralmente, o ELISA é realizado em placas com 96 poços, onde são ligados antígenos, diretamente, ou indiretamente, por meio de um anticorpo já selecionado e ligado ao poço.
Qual a finalidade do teste de ELISA?
O teste de ELISA é responsável pela detecção de diferentes doenças infecciosas, uma vez que a maioria dos agentes patológicos leva à produção de imunoglobulinas.
Como funciona o teste de ELISA direto?
- ELISA Direto Quando o antígeno/alvo está ligado na placa, e um anticorpo (AC) primário já conjugado com um emissor de cor ou fluorescência é colocado diretamente sobre o alvo. A sensibilidade deste tipo de ELISA é a mais baixa e quase não é usado.
Por que o ELISA indireto não é indicado para Pesquisa do anticorpo IgM?
Podemos concluir que a ELISA- IgG padronizada é indicada nos processos de triagem sorológica, sendo a ELISA-IgM desaconselhada uma vez que apresentou baixos índices de concordância ajustada com a técnica de referência, sugerindo pouca confiabilidade dos resultados.
O que é o teste ELISA?
O ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) é um teste sorológico imunoenzimático cuja metodologia se baseia em reações antígeno-anticorpo detectáveis através de reações enzimáticas. Existem vários modelos de ELISA, e eles envolvem testes usando anticorpos como reagentes.
Quais doenças é detectado pelo teste de ELISA?
O teste é usado para diversos testes em um laboratório, como para detectar doenças autoimunes (ex.: Artrite Reumatoide), alergias, patologias que desencadeiam produção de imunoglobulinas, doenças infectocontagiosas (ex.: Doença de Chagas, HIV), dosagem de hormônios (ex.: teste de gravidez, T3, T4, testosterona, ...
O que é o exame de ELISA?
Na análise é feita uma reação imunológica por metodologias de processamento das amostras conhecidas como ELISA ou Quimioluminescência, que detecta e quantifica os anticorpos produzidos pelo organismo.
Como é feito o teste de Elisa?
- Teste de ELISA (Imunoenzimático): como é feito, quais doenças detecta e quais os tipos? O teste de ELISA, que vem do inglês “Enzyme Liked Immunosorbent Assay” (Ensaio de Imunoabsorção Enzimática), permite a detecção de antígenos (Ag) e anticorpos (Ac) através de reações enzimáticas, por isso, se diz um teste imunoenzimático.
Quais são os tipos principais de Elisa?
- O teste de ELISA tem 4 tipos principais: ELISA direto, ELISA indireto, ELISA sanduíche e ELISA de competição. O ELISA direto é quando o alvo é um antígeno ligado à placa, e um anticorpo primário conjugado a um emissor de cor é colocado diretamente ao alvo, e é um tipo pouco usado. Já o ELISA indireto é mais usado e é bem parecido com o direto.
Qual o protocolo de calibração do ELISA?
- Mas o resultado não é liberado apenas no “olhômetro”. É necessário quantificar o resultado, e por isso existem os leitores de ELISA. Cada tipo de exame tem um protocolo de cálculo diferente. Geralmente, toda vez que se abre um novo kit, é necessário fazer uma curva de calibração com todos padrões que vêm juntos.
Quais são os kits ELISA competitivos?
- Alguns kits ELISA competitivos incluem o antígeno ligado à enzima em vez do anticorpo ligado à enzima. O antígeno marcado compete pelos sítios de ligação do anticorpo primário com o antígeno da amostra (também chamado de antígeno teste).