Como preparar uma medicação intramuscular?
Índice
- Como preparar uma medicação intramuscular?
- Quais os materiais utilizados para aplicação de medicação intramuscular?
- Quando se aplica medicação por via intramuscular é necessário?
- Quais os cuidados de enfermagem na administração de vacinas por via intramuscular?
- O que é punção intramuscular?
- Quando a via intramuscular é utilizada?
- Como aplicar a medicação intramuscular?
- Qual a recomendação para injeções intramusculares?
- Qual é a via intramuscular para a administração de medicamentos?
- Quais os valores do medicamento intramuscular?

Como preparar uma medicação intramuscular?
Ouça em voz altaPausarA técnica consiste em esticar a pele para baixo ou para o lado do local onde se pretende aplicar a injeção, até o final da administração do medicamento Esta ação move os tecidos cutâneo e subcutâneo por aproximadamente 1 a 2 cm.
Quais os materiais utilizados para aplicação de medicação intramuscular?
Ouça em voz altaPausarEm atendimento à prescrição médica. 5. Material necessário: Bandeja, rótulo de identificação, luvas de procedimento, seringa, agulha 40x12, agulha 25x7 ou 30x8, medicamento prescrito, gaze estéril, algodão, clorexidina alcoólica e álcool a 70%.
Quando se aplica medicação por via intramuscular é necessário?
Ouça em voz altaPausarAs indicações para a via de administração intramuscular é em relação a medicamentos que são irritantes e são mais viscosas que não sejam absorvidas em outros locais como o sistema digestivo, tecido subcutâneo, intradérmico ou inalatório.
Quais os cuidados de enfermagem na administração de vacinas por via intramuscular?
Ouça em voz altaPausarHigienizar as mãos e calçar as luvas. Posicionar o paciente conforme local escolhido, deixando-o confortável. Realizar antissepsia ampla no local, com compressa embebida em álcool a 70%, com movimento único de cima para baixo. Introduzir a agulha com o bizel lateralizado em ângulo de 90º.
O que é punção intramuscular?
Ouça em voz altaPausarA aplicação de medicação intramuscular é muito comum, e nada mais é do que o procedimento utilizado para a introdução de líquido dentro da massa muscular.
Quando a via intramuscular é utilizada?
Ouça em voz altaPausarA via IM é utilizada para administrar suspensões aquosas ou soluções oleosas e para fornecer medicamentos que não estão disponíveis sob a forma oral.
Como aplicar a medicação intramuscular?
- Ao administrar uma injeção intramuscular, a penetração da agulha cria um canal (ou trajeto) bem estreito entre os tecidos. Com ele, fica possível aplicar a medicação sem que haja vazamentos. Use a técnica em Z para reduzir a irritação na derme e melhorar a absorção do produto, evitando que o medicamento saia do lugar.
Qual a recomendação para injeções intramusculares?
- Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5 ml em locais adequados). As injeções intramusculares são recomendadas para os pacientes não cooperativos ou àqueles que não podem tomar a medicação via oral, e para as medicações que são alteradas pelo suco digestivo.
Qual é a via intramuscular para a administração de medicamentos?
- A via intramuscular é uma das quatro vias parenterais que existem para a administração de medicamentos.
Quais os valores do medicamento intramuscular?
- A agulha entra em contato com o músculo; o corpo traz traços e valores, que podem estar em cm3 (centímetros cúbicos) ou ml (mililitros), além de conter o medicamento em si; o êmbolo, por sua vez, serve para impulsionar o remédio para o corpo. Todo medicamento intramuscular é medido em cm3 ou ml; ambas as escalas representam a mesma quantidade.