O que significa o exame proteinúria?
Índice
- O que significa o exame proteinúria?
- Qual o valor normal do exame de proteinúria?
- Qual é o valor normal de proteína na urina?
- Como é feito o exame de Proteinuria 24 horas?
- Qual a origem da proteinúria?
- Qual o papel da proteinúria na doença renal?
- Qual a prevalência da proteína?
- Qual a causa da perda de proteínas do sangue?

O que significa o exame proteinúria?
A proteinúria avalia a quantidade de proteínas na urina, usada para monitorar a função renal e para detectar lesão ou doença renal no início. Um exame semiquantitativo utilizando tiras reagentes, que faz parte da urinálise, é usado para triagem da população em geral.
Qual o valor normal do exame de proteinúria?
A realização do exame de urina 24 horas permite tanto apontar a presença das proteínas totais quanto dosar a albumina na urina (albuminúria). Valores de referência: Proteinúria: menor que 150mg em 24 horas. Albuminúria: menor que 30mg em 24 horas.
Qual é o valor normal de proteína na urina?
Indivíduos normais excretam menos de 1mg de proteínas por dia.
Como é feito o exame de Proteinuria 24 horas?
Para fazer este exame, é necessário coletar toda a urina em um recipiente próprio durante um período de 24 horas, devendo ser levada ao laboratório que irá analisar os valores.
Qual a origem da proteinúria?
- O edema é uma complicação da queda da albumina perdida pelo rim doente. A proteinúria tem quatro origens: a primeira é de origem glomerular. São as proteínas de peso molecular normal, como albumina, transferrina, gamaglobulinas (IgG, IgA), microglobulinas e outras que passam pela membrana filtrante do glomérulo.
Qual o papel da proteinúria na doença renal?
- A proteinúria é um marcador da doença renal e desempenha um papel importante na triagem, no diagnóstico e na monitorização das doenças renais. Estudos epidemiológicos demonstraram que a proteinúria é um fator de risco independente para eventos cardiovasculares e doença renal progressiva.
Qual a prevalência da proteína?
- Os adultos excretam, em média, 100mg/dia de proteína por via urinária. Taxas de excreção repetidamente maiores do que 200mg/dia são associadas com piora de desfechos renais e, em geral, têm indicação de avaliação formal. A prevalência de proteinúria na população geral é de, aproximadamente, 2%, sendo maior nos idosos e em certas comorbidades.
Qual a causa da perda de proteínas do sangue?
- A perda significativa de proteínas do sangue pode afetar a capacidade do organismo em regular os fluidos internos, e resultar em edema (inchaço) das mãos, pés, abdome e rosto. Quando existem sintomas, geralmente estão associados à condição ou doença específica que causa a proteinúria.