Como é realizado o exame de mapeamento da retina?
Índice
- Como é realizado o exame de mapeamento da retina?
- Onde fazer o exame de mapeamento de retina?
- Quem precisa fazer mapeamento de retina?
- Como é feito o exame de mapeamento da pressão?
- Como realizar o mapeamento de retina?
- Como é feito o exame de retina?
- Como o mapeamento de retina pode ser indicado em bebês prematuros?
- Como identificar o descolamento de retina?

Como é realizado o exame de mapeamento da retina?
Como é feito o exame de mapeamento de retina? Para realizar esse exame, o oftalmologista utiliza um equipamento chamado oftalmoscópio indireto. Esse aparelho incide uma luz no olho do paciente que, previamente, terá a pupila dilatada por meio de colírios.
Onde fazer o exame de mapeamento de retina?
O mapeamento de retina é feito gratuitamente pelo SUS, quando indicado, entretanto, também pode ser feito em clínicas particulares, por um preço que varia de acordo com o local e a clínica onde o exame é feito.
Quem precisa fazer mapeamento de retina?
Quem deve fazer o exame Pessoas com miopia; Pessoas que utilizam remédios que podem ser tóxicos para a retina, como cloroquina, clorpromazina, tamoxifeno ou isotretinoína; Antecedentes familiares, ou pessoais, de descolamento da retina; Após traumas ou lesões oculares.
Como é feito o exame de mapeamento da pressão?
Para realizar o exame, é instalado um manguito para medida da pressão arterial no braço do paciente. Esse manguito é acoplado a um pequeno gravador, que fica na cintura ou em uma pequena bolsa. O manguito deve ser sempre colocado no braço. Não existe validação para medição da pressão arterial em outros locais.
Como realizar o mapeamento de retina?
- A realização do mapeamento de retina é essencial em todas as consultas oftalmológicas. Podendo ser realizado a partir de 4 semanas de vida, esse exame ajuda no diagnóstico de complicações que envolvem bebês prematuros, investigando o aparecimento de doenças como a "retinopatia da prematuridade", que pode levar à cegueira.
Como é feito o exame de retina?
- Como o exame é feito? O mapeamento de retina é um exame simples realizado em consultório. Para o procedimento, o médico utiliza um aparelho chamado oftalmoscópio, que é posicionado à distância de cerca de quinze centímetros dos olhos.
Como o mapeamento de retina pode ser indicado em bebês prematuros?
- Além disso, o mapeamento de retina também pode ser indicado em bebês prematuros, com idade igual ou inferior a 32 semanas, ou com peso igual ou inferior a 1.500 g, pois nestes casos pode haver a retinopatia da prematuridade, doença que provoca alterações nos vasos sanguíneos do bebê.
Como identificar o descolamento de retina?
- Com esta observação, o oftalmologista poderá identificar possíveis alterações e, se necessário, pedir mais exames, como tomografia, ou, até, indicar tratamentos, como remédios para tratar inflamações ou cirurgia para reposicionar o descolamento de retina, por exemplo.