Como é feito o tratamento transtorno de somatização?

Como é feito o tratamento transtorno de somatização?
Psicoterapia , especialmente terapia cognitivo-comportamental, é o tratamento mais eficaz. A pessoa com transtorno de sintomas somáticos se beneficia de um relacionamento de apoio e confiança com o médico.
Quais os sintomas do transtornos somatoformes?
Esses incluem sintomas gastrintestinais, lombalgia, dores em membros ou articulações, cefaleia, dor torácica, dispneia, tonturas e sensação de perda de energia. Uma forma mais branda do TSS pode se manifestar em um interesse exagerado na função do corpo e na saúde.
O que são tratamentos somáticos?
Dentro do grupo de tratamentos somáticos estão as terapias farmacológicas e eletroconvulsionantes. Tratamento farmacológico: Quando o problema apresenta indícios de dificuldades orgânicas do cérebro, é possível melhorar a comunicação entre os neurônios com remédios específicos.
Quais são os sintomas da somatização?
- Todas essas doenças envolvem somatização, a manifestação de fatores mentais na forma de sintomas físicos (somáticos, de soma, a palavra grega para corpo). Neste transtorno, a principal preocupação da pessoa é com os sintomas físicos, como dor, fraqueza, fadiga, náusea ou outras sensações corporais.
Como identificar o transtorno de somatização?
- Identifique o transtorno de somatização Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é diferente de não ter doença, isto quer dizer que ter saúde é usufruir de um bem-estar psíquico, biológico e social.
Como é compreendida a somatização?
- A somatização pode ser compreendida quando um sintoma físico se faz presente, todavia não se observa qualquer base para confirmar um diagnóstico pelas vias convencionais, pois as causas comuns ao quadro não se encontram presentes e está geralmente associado à um trauma psicológico forte. Tão forte que é capaz de produzir sintomas físicos.
Qual o pressuposto da somatização?
- Considerando este pressuposto entendemos que a somatização, que é uma ação sobre o corpo (soma = corpo), nada mais é do que a representação física do desequilíbrio psíquico e biológico do indivíduo.