Quem controla o músculo liso?

Quem controla o músculo liso?
O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Já o músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário.
Como ocorre o processo de excitação muscular?
Na contração das fibras musculares esqueléticas, ocorre o encurtamento dos sarcômeros: os filamentos de actina “deslizam” sobre os de miosina, graças a certos pontos de união que se formam entre esses dois filamentos, levando á formação da actomiosina.
Onde fica o músculo liso?
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
Qual o papel da musculatura lisa na contração muscular?
- Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração. Resumidamente, a atividade de contração muscular pode ser representada por: O estímulo à contração muscular. A musculatura lisa é controlada pelos nervos do sistema nervoso autônomo.
Como é encontrada a musculatura lisa?
- Musculatura lisa é encontrada em (quase) todos os sistemas orgânicos como em órgãos ocos (ex.: estômago, bexiga), em estruturas tubulares (ex.: vasos, ductos biliares), em esfíncteres, no útero, no olho, etc. Além disso ela possui um importante papel nos ductos das glândulas exócrinas.
Qual a espessura da célula muscular lisa?
- Estrutura. A célula muscular lisa possui uma espessura de 3 a 10 µm e um comprimento de µm. O citoplasma é homogeneamente eosinofílico e consiste principalmente de miofilamentos. O núcleo é localizado no centro e assume uma forma semelhante a um cigarro quando contraído.
Como ocorre a inervação da musculatura lisa?
- A inervação da musculatura lisa é extremamente complexa. Ela ocorre sob a influência do sistema nervoso visceral e funciona autonomamente ao mesmo tempo. Mudanças locais (ex.: distensão) podem possuir um efeito estimulante ou relaxante.