adplus-dvertising

Como é realizada a confirmação do posicionamento da sonda enteral?

Índice

Como é realizada a confirmação do posicionamento da sonda enteral?

Como é realizada a confirmação do posicionamento da sonda enteral?

A colocação da sonda pode ser confirmada por insuflação de ar, ausculta, aspiração do conteúdo gástrico ou do intestino delgado, ou radiograficamente. Em um estudo, a localização da ponta da sonda de alimentação em 100 radiografias consecutivas obtidas dentro de 4 horas após a colocação da sonda foi analisada.

Como saber se a sonda nasoenteral está no lugar certo?

Para verificar se a sonda está no local: Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos; 14. Colocar a ponta da sonda no copo com água - se tiver borbulhamento está na traquéia.

Qual exame é considerado padrão ouro para confirmação do posicionamento do cateter enteral?

A radiografia toracoabdominal é considerada o padrão ouro para a verificação do posicionamento de sonda, mas em neonatologia, não é possível expor o RN às múltiplas radiografias para esta finalidade, pois ele já é submetido a este exame para realização de outros diagnósticos.

Qual a posição da sonda gástrica?

  • Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda; Sonda gástrica simples (“Salem-VENTROL”): é uma sonda radiopaca, de plástico claro, dotada de duas luzes. É usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio; Sonda Nutriflex: é uma sonda usada para nutrição.

Qual a confirmação do posicionamento da sonda?

  • A confirmação do posicionamento da sonda foi realizada por teste de pH do material aspirado. O sucesso do posicionamento e o tempo decorrido entre a introdução da sonda e o início da terapia nutricional foram avaliados.

Qual a finalidade desse tipo de sonda?

  • A introdução desse tipo de sonda deve ser feita por um enfermeiro e seu uso tem a finalidade de administrar medicamentos ou alimentos, descomprimir o estômago para a remoção de líquidos, avaliar a motilidade intestinal, tratar sangramentos e obstruções, ou ainda, coletar conteúdo gástrico para a análise.

Como colocar a sonda no estômago?

  • – Introduzir a sonda até a medida do micropore; – Confirmar posicionamento no estômago: 1. Preencher a seringa de 3 ou 5 ml com 0,5 ml a 1 ml de ar (RN e lactentes muito pequenos) ou 2 a 5 ml (lactente e criança maior), ou 10 a 20 ml para adultos, conectá-la à sonda e injetar o ar, auscultando o ruído na região epigástrica com o estetoscópio.

Postagens relacionadas: