Como realizar a medição do perímetro cefálico?
Índice
- Como realizar a medição do perímetro cefálico?
- Qual o tamanho do perímetro Cefalico de um Recém-nascido?
- Como medir perímetro cefálico Ministério da Saúde?
- Quando se preocupar com o perímetro Cefalico?
- Quantos centímetros cresce a cabeça do bebê por mês?
- Qual é o tamanho de uma cabeça normal?
- Quando considerar microcefalia?
- Como realizar a avaliação do perímetro cefálico?
- Por que o perímetro cefálico pode se modificar?
- Como é feito o perímetro cefálico da criança?
- Quando é feita a medida de perímetro cefálico e torácico?

Como realizar a medição do perímetro cefálico?
Uma das formas de medir o perímetro cefálico do bebê é posicionando uma fita métrica acima dos olhinhos do bebê, ou seja, bem rente em sua testa, de modo que os cabelos não atrapalhem durante o processo.
Qual o tamanho do perímetro Cefalico de um Recém-nascido?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como medida padrão mínima para a cabeça de recém-nascidos 32 centímetros. O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê.
Como medir perímetro cefálico Ministério da Saúde?
De forma mais prática podemos usar o dedo médio pressionando a fita sobre a testa, movendo-a para cima e para baixo, determinando a parte mais anterior da cabeça.
Quando se preocupar com o perímetro Cefalico?
Perímetro cefálico aumentado, particularmente quando acima do “mais 2 DP” na curva de crescimento, é um indicativo de alteração neurológica e deve ser um dado utilizado para corroborar suspeitas clínicas iniciais de TEA em crianças pequenas, quando ainda muitos sinais e sintomas desta condição podem não estar presentes ...
Quantos centímetros cresce a cabeça do bebê por mês?
No caso dessas, a maioria está crescendo normalmente." A cabeça de um bebê cresce em média 2 cm por mês durante seus três primeiros meses de vida.
Qual é o tamanho de uma cabeça normal?
Porém após o nascimento, sabe-se que o parâmetro para ser considerado “normal” é um perímetro cefálico acima de 33 até 38,6cm.
Quando considerar microcefalia?
Normalmente, o valor para o diagnóstico de microcefalia é menor que dois desvios-padrão (DP) abaixo da média. A microcefalia grave é definida como um perímetro cefálico menor do que um valor ainda mais baixo, normalmente menor que três desvios-padrão (DP) abaixo da média em recém-nascidos da mesma idade e sexo.
Como realizar a avaliação do perímetro cefálico?
- Para realizar a avaliação e acompanhamento da criança e o crescimento do perímetro cefálico utiliza-se um gráfico. Este gráfico está presente na Caderneta de Saúde da Criança, Ministério da Saúde (2005) e a cada consulta de puericultura, após a aferição das medidas é feita o registro do valor encontrado.
Por que o perímetro cefálico pode se modificar?
- Ao atravessar o canal do parto, o perímetro cefálico pode se modificar devido à pressão que se produz durante a passagem nos ossos da cabeça do bebê. Devido a esta circunstância, o crânio dos bebês é flexível e está formado por placas ósseas móveis, não soldadas, que podem se montar entre si.
Como é feito o perímetro cefálico da criança?
- Desta forma, todas as vezes que for mensurado o perímetro cefálico da criança, anota-se o valor encontrado e a idade da criança naquele momento. Com auxílio de uma régua e uma caneta registra-se por meio de um ponto; conforme a próxima consulta faz-se a união dos pontos e com isso a visualização da evolução do crescimento do perímetro cefálico.
Quando é feita a medida de perímetro cefálico e torácico?
- A medida de perímetro cefálico e torácico é realizada até os cinco anos de idade, pois reflete o crescimento cerebral. Para a aferição dessa medida, utiliza-se uma fita métrica flexível e inelástica.