Quais são as notificações compulsórias?

Quais são as notificações compulsórias?
Lista de notificação obrigatória
- Acidente de trabalho: com exposição a material biológico; grave, fatal e em crianças e adolescentes;
- Acidente por animal peçonhento;
- Acidente por animal potencialmente transmissor da raiva;
- Botulismo;
- Cólera;
- Coqueluche;
- Dengue: a. Casos; b. Óbitos;
- Difteria;
O que é uma doença de notificação compulsória?
A notificação compulsória é feita na situação em que a norma legal obriga aos profissionais de saúde e pessoas da comunidade a comunicar a autoridade sanitária a ocorrência de doença ou agravo que estão sob vigilância epidemiológica.
Qual a duração da notificação compulsória?
- As notificações compulsórias são divididas em três espécies: notificação compulsória imediata (NCI), cujo prazo é de 24 horas; notificação compulsória semanal (NCS), que tem 7 dias de prazo; notificação compulsória negativa (NCN), comunicação semanal que informará que não foi identificada nenhuma ocorrência, durante a semana.
Quando é feita a notificação compulsória imediata?
- Art. 4º A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível. Parágrafo único.
Qual a finalidade da notificação?
- A comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo a saúde, feita a autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fim de adoção de medidas de intervenção pertinentes é denominada notificação. Deve se notificar a simples suspeita da doença, sem aguardar a confirmação do caso, ...
Qual a lista nacional de ocorrências compulsórias?
- De acordo com o Anexo da Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016 a Lista Nacional de Notificação Compulsória é a seguinte: a. Acidente de trabalho com exposição a material biológico b. Acidente de trabalho: grave, fatal e em crianças e adolescentes a.