Como é realizada a atuação das equipes da Saúde da Família?
Índice
- Como é realizada a atuação das equipes da Saúde da Família?
- Qual o objetivo da Estratégia de Saúde da Família?
- Como a Estratégia Saúde da Família ajuda a organizar o SUS?
- Quais são os princípios da Estratégia de Saúde da Família?
- Quem deve ser responsável por uma equipe de saúde da família?
- Qual a atuação dos profissionais de saúde da família?
- Quais são os arranjos organizacionais para equipes de saúde da família?
- Quais são as Equipes Básicas de saúde?

Como é realizada a atuação das equipes da Saúde da Família?
Uma unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes de profissionais, dependendo do número de famílias a ela vinculadas. Recomenda-se que, no âmbito de abrangência da unidade básica, uma equipe seja responsável por uma área onde residam de 600 a 1.000 famílias, com o limite máximo de 4.500 habitantes.
Qual o objetivo da Estratégia de Saúde da Família?
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do ...
Como a Estratégia Saúde da Família ajuda a organizar o SUS?
A ESF atua, assim, como gestora de recursos e serviços do SUS, evitando o desperdício justamente por ser capaz de melhor identificar as necessidades de cada paciente e a melhor conduta respectiva a elas.
Quais são os princípios da Estratégia de Saúde da Família?
A estratégia de Saúde da Família reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.
Quem deve ser responsável por uma equipe de saúde da família?
- Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.
Qual a atuação dos profissionais de saúde da família?
- A atuação dos profissionais de saúde da família vai muito além de fornecer consultas e um atendimento protocolar. Cabe à junta multidisciplinar, também, a realização de campanhas de prevenção, ações de promoção e recuperação de agravos, além da reabilitação de doenças frequentes na região.
Quais são os arranjos organizacionais para equipes de saúde da família?
- Considerando as especificidades locais, os municípios podem optar entre dois arranjos organizacionais para equipes de Saúde da Família, além dos existentes para o restante do País: II. Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF).
Quais são as Equipes Básicas de saúde?
- Para efetivar essas ações, é necessário o trabalho de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, formadas por: médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião-dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico de higiene dental.